Ler livros sobre produtividade é uma forma de mudar seus hábitos com técnicas mais elaboradas. Acima de tudo, porque eles são escritos com base em muita pesquisa e ajudam até na parte da organização.
Leia também:
- 7 livros sobre marketing digital para você conferir
- 5 livros para quem quer ser gestor
- Como priorizar e organizar suas tarefas (Atividades Urgentes versus Importantes)
Confira os 7 melhores livros para ler
Em geral, os livros são uma boa forma de melhorar a produtividade na carreira. Ainda mais, eles também podem ter a função de melhorar a qualidade de vida do indivíduo. Agora, conheça 7 ótimas opções para ler o quanto antes:
- Charles Duhigg – O Poder do Hábito;
- David Allen – A Arte de Fazer Acontecer;
- Timothy Ferriss – Trabalhe 4 Horas por Semana;
- Christian Barbosa – A Tríade do Tempo;
- Tamara Myles – Produtividade Máxima;
- Ed Catmull – Criatividade S.A.;
- Geronimo Theml – Produtividade para Quem Quer Tempo.
Cada um desses livros trata de formas de mudança de hábitos para melhorar a produção. Além disso, também fala sobre métodos para economizar tempo ao fazer as tarefas.
A importância de ler
Caso não saiba, é crucial cultivar esse hábito para aprender mais e estimular o vocabulário e o raciocínio. Além disso, é uma forma de fazer com que se tenha uma base mais ampla. Como resultado, fica mais fácil aderir a mudanças para ser mais produtivo.
Os livros sobre produtividade e o que os autores discutem
Produtividade, antes de mais nada, é como se valoriza cada atividade que você deve realizar. Nesse sentido, podem ser tarefas ligadas ao trabalho ou aos estudos no dia a dia.
Com isso, uma das coisas que o autor David Allen trata, é sobre o método GTD. A princípio, ele mesmo criou essa solução para gerar ordem e organizar melhor a vida. Assim, dá para viver de forma consciente e economizar tempo nas ações.
- Captura;
- Clareza;
- Organização;
- Reflexão;
- Engajamento.
São esses os itens tidos como os pilares dessa técnica para ser mais produtivo. Acima de tudo, a base desse conceito é esvaziar sua mente das obrigações. Em seguida, a ideia é dividi-las em etapas e fazer uma de cada vez.
Charles Duhigg em um dos livros sobre produtividade que envolve a rotina
Este é um autor que trata da rotina, outro ponto crucial para ser mais produtivo. Assim, o conceito tem como base a valorização das tarefas a serem feitas. Ou seja, seu livro mostra como corrigir alguns costumes e reeducar seus hábitos para executar um novo projeto.
Como fazer a gestão do tempo
Entre os livros sobre produtividade, o especialista Christian Barbosa discute sobre como gerir o tempo. Dessa maneira, ele aborda questões acerca de três esferas de divisão de atividades:
- Importantes;
- Urgentes;
- Circunstanciais.
A obra que fala sobre teve o seu lançamento no ano de 2004. Além disso, o conceito no qual ele se baseia surgiu por meio de uma pesquisa feita com 42 mil pessoas ao redor do mundo.
Fases para aproveitar o tempo
Além das três esferas, o conteúdo também fala sobre as etapas para aproveitar o tempo. Nesse sentido, são elas a identidade, as metas, o planejamento, a organização e a execução.
Os livros sobre produtividade e a relação com criatividade
Ser mais criativo tem muito a ver com produtividade por fazer parte da vida de todos. Nesse sentido, uma ideia é mergulhar em uma leitura que trata de criatividade. Então, Ed Catmull escreve a fundo sobre a Pixar.
Um exemplo de criatividade
Devido a tantas animações de sucesso, não há como negar que Pixar é sinônimo de criatividade. No entanto, não é só sobre a empresa que o autor escreve a obra Criatividade S.A.
Em geral, ele aborda questões sobre o que se baseia uma cultura em torno desse conceito. Dessa forma, é uma experiência que vale a pena por causa da referência e de como o ambiente pode ajudar uma pessoa a ser mais criativa e ter um melhor desenvolvimento.
Livros sobre produtividade para produzir mais em menos tempo
De fato, poder fazer mais trabalho em menor tempo é uma grande melhora na produtividade. Ainda mais, se a qualidade do serviço não for sacrificada neste processo.
São três exemplos de autores que mostram como fazer isso em suas obras escritas. A princípio, alguns dos conceitos incluem o DEAL (Definição, Eliminação, Automação e Libertação).
Mas há também várias outras fórmulas que servem para ser mais produtivo em sua rotina. Dessa maneira, o leitor vai saber os pilares que sustentam suas ações e também as verdades sobre esse tópico.
Como assumir o controle da própria vida
Outro ponto que esses livros tratam é sobre combater a frustração por não obter resultados. Acima de tudo, a ideia é assumir o controle da própria vida ao valorizar até a mais simples das conquistas, para assim sair da inércia.
Os livros sobre produtividade e suas várias lições
Como deu para notar, cada uma dessas obras são mais do que boas leituras. Antes de mais nada, são formas de ampliar sua base de conhecimento para refletir. Assim, os livros apresentam lições que podem tornar qualquer pessoa mais criativa e produtiva.
Imagem de Pexels por Pixabay