A persona é uma peça essencial para o seu negócio e representa o seu cliente ideal. Sobretudo, é usada como ferramenta para criar um perfil de um potencial comprador. Por isso, é interessante que você saiba mais sobre ela.
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O que é persona?
É a representação semifictícia de uma pessoa que tem dúvidas e necessidades reais. Ou seja, ela se baseia em dados como comportamento, desafios, motivações, objetivos, entre outros aspectos. Também orienta na estratégia de conteúdo do seu marketing.
Qual é a diferença para público-alvo?
O público-alvo, em contrapartida, é a definição de um segmento de pessoas com atributos em comum, enquanto o perfil de cliente ideal é bem específico em cada aspecto sobre o provável comprador.
Por que a persona é essencial para o seu negócio?
Ela é essencial para quem trabalha com estratégia de marketing digital visando atrair novos compradores. Desse modo, saber quem é o seu potencial cliente é necessário para que mais pessoas conheçam o seu serviço ou produto.
Observe alguns pontos do porquê você precisa deste conceito no seu negócio:
- ajuda a descrever suas estratégias de marketing que irá focar no público certo;
- mostra o tipo de conteúdo relevante para atingir os objetivos esperados;
- define o tom e o estilo do texto.
É crucial enviar a sua mensagem para as pessoas certas e com a criação da persona, você conseguirá alcançar o seu propósito. Aliás, deve ser uma das primeiras etapas da empresa criar uma, mesmo que ainda não tenha clientes.
Objetivo de se ter uma persona
O objetivo é criar um perfil que resuma os aspectos primordiais dos clientes para que a empresa crie estratégias alinhadas ao seu público e para que estejam aptos a atendê-lo no que precisam.
Como criar uma persona?
Para criar uma persona para o seu marketing empresarial, você precisa responder algumas perguntas acerca da pessoa que representa seu cliente. Faça uma pesquisa profunda e obtenha dados dos atuais, analise tudo, estruture e compartilhe com a sua equipe.
Como pesquisar dados para criá-la?
Você pode usar os dados pessoais dos clientes que você já tem ou elaborar um questionário para ser respondido com perguntas para saber mais sobre a personalidade deles e os hábitos, por exemplo.
Quais são os tipos de personas?
Existem alguns tipos diferentes e cada uma tem um propósito diferente que são o proto, brand, audience e buyer persona. Esta última é a mais comum e representa o comprador ideal.
Para que serve uma buyer persona?
Ela se baseia nas pesquisas profundas que você já fez e ela serve para que a sua empresa possa entender melhor o seu cliente e o que ele quer exatamente. Em outras palavras, é o nome dado ao público que o marketing B2C quer alcançar.
Quantas personas você pode criar?
Com os dados obtidos será fácil avaliar quantos tipos de perfis existem e por meio disso, quantificar o número de personas que devem ser criadas, porém, é preciso que haja uma estratégia persuasiva para cada uma delas.
Crie estratégias para o seu futuro comprador
Não se esqueça de criar estratégias de marketing para alcançá-la. Faça uma otimização de layout de um site, promova campanhas com mensagens mais atrativas, produza conteúdo e invista em e-mail marketing.
Crie conteúdos específicos para a sua persona
Ela deve estar sempre presente no seu planejamento, assim como nas metas e objetivos de suas campanhas. Antes de tudo, defina para qual persona o seu conteúdo será destinado e o que é mais importante para ela, pois ela irá observar os tópicos onde você publicar.
Invista no seu perfil ideal de cliente
Desperte a curiosidade e chame a atenção dele com a sua comunicação, mas faça isso de forma certeira com foco no seu provável comprador.
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