Paulo Vieira já escreveu livros sobre a importância de cultivar a autorresponsabilidade. Esse termo define um estilo de vida, uma chave para a verdadeira transformação humana.
Se você quer trilhar um caminho profissional dos sonhos, buscando o sucesso, precisa chamar a responsabilidade para si. Pare de discutir os problemas, cobrar atitudes das autoridades ou insinuar que ninguém enfrentou o que há de errado na sua vida.
Ter uma postura autorresponsável é se comportar valorizando um estado de caráter com atitudes que lhe permitem assumir as consequências dos próprios atos. Se os rumos profissionais não estão lhe direcionando ao sucesso, entenda-se como o único responsável por alterar esse caminho e ter uma trajetória dos sonhos.
Tanto o sucesso quanto o fracasso precisam ser responsabilidade exclusivamente sua. As escolhas feitas daqui por diante vão definir qual futuro você quer. Passo a passo, a autorresponsabilidade torna você protagonista da própria vida, sem que as desculpas apareçam como muleta para justificar o que não dá certo.
Um outro termo bastante usado para responsabilidade é accountability.
O significado de accountability, em tradução literal do termo, seria algo como “prestação de contas”, “responsabilização”, ser o dono dos resultados, sejam eles bons ou ruins.
Trazendo esse conceito para a esfera corporativa, podemos definir o que é accountability empresarial como uma expressão que remete à ideia de transparência: nos atos, nas metas, nos objetivos, nas entregas de resultados, na definição de responsabilidades e, claro, na prestação de contas.