accountability e autoresponsabilidade

Autorresponsabilidade ou Accountability?

Paulo Vieira já escreveu livros sobre a importância de cultivar a autorresponsabilidade. Esse termo define um estilo de vida, uma chave para a verdadeira transformação humana.

Se você quer trilhar um caminho profissional dos sonhos, buscando o sucesso, precisa chamar a responsabilidade para si. Pare de discutir os problemas, cobrar atitudes das autoridades ou insinuar que ninguém enfrentou o que há de errado na sua vida.

Ter uma postura autorresponsável é se comportar valorizando um estado de caráter com atitudes que lhe permitem assumir as consequências dos próprios atos. Se os rumos profissionais não estão lhe direcionando ao sucesso, entenda-se como o único responsável por alterar esse caminho e ter uma trajetória dos sonhos.

Tanto o sucesso quanto o fracasso precisam ser responsabilidade exclusivamente sua. As escolhas feitas daqui por diante vão definir qual futuro você quer. Passo a passo, a autorresponsabilidade torna você protagonista da própria vida, sem que as desculpas apareçam como muleta para justificar o que não dá certo.

Um outro termo bastante usado para responsabilidade é accountability.

O significado de accountability, em tradução literal do termo, seria algo como “prestação de contas”, “responsabilização”, ser o dono dos resultados, sejam eles bons ou ruins.

Trazendo esse conceito para a esfera corporativa, podemos definir o que é accountability empresarial como uma expressão que remete à ideia de transparência: nos atos, nas metas, nos objetivos, nas entregas de resultados, na definição de responsabilidades e, claro, na prestação de contas.

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.