autoconhecimento - conhecimento

Autoconhecimento, um requisito para desenvolvimento.

O caminho do autoconhecimento não é simples e pode se assemelhar a essa metáfora. Trata-se de um processo doloroso, sem aceitação por parte de todos.

Mas ao não conseguir responder quem você é de verdade, quais seus anseios internos e onde quer chegar, não é possível entender o suficiente do próprio talento para traçar uma rota profissional de sucesso.

Quando você começa a desenvolver o autoconhecimento, é automático compreender melhor a natureza humana. Esse passo leva a evitar problemas com superiores e subordinados, alcançando melhores resultados e cumprindo metas de um jeito mais rápido. Infelizmente, a maior parte das pessoas está perdida na caverna e não tem a menor noção de como lidar com a gestão humana nos ambientes de trabalho.

Já sentiu isso na pele? É preciso trabalhar a inteligência emocional para romper o ciclo de abusos e a falta de tato no mundo corporativo. Os comportamentos, sejam bons ou ruins, são apenas reflexo da forma de gestão do ambiente que, por sua vez, retrata o nível de autoconhecimento e a leitura humana de cada gestor.

Você se sente capaz de analisar o comportamento de seus colegas de trabalho? Se nunca parou para pensar, é bem possível que tenha perdido inúmeras oportunidades de avaliar o comportamento humano. Para replicar o melhor em cada um de nós, e evitar a repetição de erros, observe, analise, tente compreender seus companheiros de empresa. Eles são parte crucial no seu desenvolvimento.

O autoconhecimento pessoal

Existe mais de um tipo de autoconhecimento e isso acontece porque nós, os seres humanos, somos muito complexos. O autoconhecimento pessoal é um deles.

Quando o indivíduo desenvolve o autoconhecimento toma consciência das suas metas, desejos, objetivos e propósitos, repensa suas atitudes, fortalece suas qualidades, enfrenta as eventuais mudanças de cabeça erguida, repensa suas atitudes, potencializa sua coragem, reconhece e aceita suas emoções negativas e trabalha para que elas sejam modificadas.

Todo esse processo permite que o indivíduo cresça e conheça a sua essência, alcance uma melhor qualidade de vida e bem-estar e ainda adquira autonomia sobre a sua vida, sua história e seus objetivos.

O autoconhecimento profissional

A importância do autoconhecimento profissional é acima de tudo acreditar que é possível alcançar aquela etapa tão desejada. Lembre-se de que o único responsável pelo seu sucesso na carreira é você, por isso, valorize suas habilidades técnicas e faça o possível para estar em constante aprendizado.

Cada indivíduo deve buscar aprimorar suas habilidades e competências para poder contribuir de uma melhor forma dentro da organização em que está, ter segurança para tomar decisões, para realizar tarefas e otimizar resultados. A busca pela potencialização e otimização desse processo exige muita determinação, foco, paciência, perseverança e vontade de se desenvolver, para assim alcançar seus objetivos.

Escutar as opiniões de outras pessoas é fundamental, porém, quando o que os outros pensam sobre você conta muito mais do que como você enxerga a si mesmo, isso se torna prejudicial. Quando a preocupação sobre a ideia que os outros têm de você é excessiva, a autoestima é prejudicada, além de dificultar o autoconhecimento. Afinal, como se conhece agindo sempre da maneira como os outros esperam?

Conquistar o autoconhecimento pode parecer difícil, mas apesar de demandar tempo é possível com organização e seguindo esses passos. O resultado é uma vida bem-sucedida em todos os aspectos, porque para estar bem com o mundo, é preciso estar bem consigo primeiro.

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.