Resolvi escrever sobre este assunto hoje pela manhã quando recebi um kit revenda do GSuite.
Para quem não conhece, G Suite é um produto Google vendido para companhias de diversos portes onde o contratante poderá ter um e-mail @suaempresa.com, armazenamento em nuvem, suporte 24/7, controles adminsitrativos avançados, gerencimento de dispositivos móveis, migração de dados simplificada e todos aqueles recursos que usamos no dia dia, como gmail, google drive, google docs, google forms, google plus, google tudo. E tudo isso pagando apenas alguns dolares mês por usário.
Mas onde eu quero chegar, vai muito além. Como que uma empresa em que não tenho um contato direto ou pessoalmente com um representante consegue me motivar a escrever e indicá-los para meus clientes?
Simples de se observar, mas complexo de se aplicar. Hoje trabalho em um empresa que tem sua distribuição através de revendedores em todo o território nacional. A maior dificuldade é padronizar e criar um fluxo onde todos consigam seguir e manter a estratégia alinhada com a mesma motivação do time local.
A Google de forma exemplar, sempre estando um passo a frente consegue a cada dia melhorar seu workflow a ponto de se tornar independente ou quem sabe automatizado. Hoje recebi meu kit por sedex, previamente aceito pela plataforma, pois não me mandariam isso do nada. Afinal, já fui Google Partner de anúncios certificado. E o kit me trouxe: promoção para meus clientes de 20% em cima do valor final, uma bela pasta, caneta, folhas e cartões de visita já personalizados com meu nome e a marca G Suite. E tudo de qualidade, me deixando pronto para atuar representando eles e oferecendo suas soluções. Abaixo um trecho da carta recebida.
Algo que vários de vocês mencionaram para nós é que vocês gostam de se sentir parte do Google quando fazem as indicações. Por isso, preparamos este kit de indicação para os nosso participantes mais valiosos, espero que você goste que possa agora levar o Google com você.
Essas pequenas atitudes simples, porém, contextualizadas e com processos bem definidos, mostram que podem sim criar vínculos e nos motivar. A ponto, de escrever meu primeiro artigo aqui, sobre um assunto que considero comum no dia dia dos empresários e ainda por cima fazer um Merchandising grátis para o Google.
Dicas para motivar seu distribuidor ou revendedor
Conte histórias
Todo ser humano gosta de fazer análogias, tanto para entender melhor quanto para associar à alguém ou à ele mesmo considerando suas conquistas e dificuldades.
Pense a longo prazo
Nem todas suas ações terão resultado a curto prazo, a vida é feita de pequenos e curtos passos. A cada ano que se passa você andou milhares de kilometros. Seja ambicioso mas com o pé no chão.
Reconheça diferenciais
Tanto em ações e atitudes como em resultados, nem tudo é resultado mas a motivação em se manter engajado pode trazer retorno a longo prazo. Incentive com recompensas monetárias e/ou com boas experiências.
Crie desafios inteligentes
Faça novas metas, metas originais em que se sintam motivado a concluir. Utilize incentivos extras para alavancar pequenos passos dentro de um objetivo maior. Sempre que possível crie mini metas dentro das metas maiores e crie incentivos para conclusões em curto período de tempo.
Comunicação com clareza
Sempre que possível de feedbacks e reports, sejam eles positivos ou negativos. Sempre que algo negativo surgir indique caminhos para que não sinta que é uma crítica destrutiva apenas, sempre tente ajudá-lo a crescer.
Facilite sempre puder
Se você pode deixar seu parceiro na porta do gol, faça isso. Lembre-se que ele ganhando você também ganha.
Dê liberdade
Deixe-os livre mas com responsabilidades claras. Tente não ser autoritário apenas demonstre o que espera e deixe-os trabalhar. Mas crie prazos.
Lembre-se que não importa o negócio ou segmento, você está lidando com pessoas e emoções. Aproveite e use isso ao seu favor. 🙂
Quem se interessou no G Suite segue o link da plataforma: https://goo.gl/KGnNMv
Caso alguém utilize antes de você ou queira mais algum código pode me acionar através do Linkedin ou pelo contato.
Adicional: Este artigo também foi publicado em: https://goo.gl/E8H8m5