Ícone do site CV do Fábio

Você sabe como e por que começar a construir a sua reputação digital?

Entenda os benefícios de construir uma reputação digital por meio de algumas dicas simples e que podem engajar mais o seu público

Construa a sua reputação digital e se torne uma referência no seu trabalho ou na sua empresa se aproximando de pessoas e clientes

A reputação digital se torna cada vez mais necessária para os dias atuais. Afinal, não importa a profissão ou setor de atuação de uma empresa, todos que desejam prosperar no meio virtual a usam para conquistar clientes na web. Então, saiba como construir a sua.

Confira também estes outros contéudos

O que é reputação digital?

A reputação online é a forma com que uma marca ou uma pessoa é conhecida, seguida e querida pelo público na internet. Portanto, isso acontece pelo jeito com que o perfil divulga uma série de dados sobre: 

Desta forma, todas as informações que te citam de algum jeito podem te ajudar na construção da sua reputação na internet. Além disso, os conteúdos que você posta e a frequência também podem influenciar nisso.

Já um empreendimento que não tem uma presença online, pode ter uma reputação negativa. Afinal, hoje em dia, o usuário procura tudo o que precisa na internet e quando não encontra, isso causa desconfiança no consumidor.

Como construir uma reputação digital?

Sendo assim, desde o tipo de post que faz de forma voluntária, as suas interações nas redes sociais, seus comentários e avaliações em diversas páginas, podem te ajudar na construção da sua reputação eletrônica. 

Nos casos da reputação digital de uma empresa, por exemplo, é preciso combinar uma série de fatores. Além disso, é bom levar em conta os objetivos do marketing empresarial e alinhar todas essas ideias.

Qual é a importância de uma reputação eletrônica positiva?

Devido ao mundo cada vez mais conectado, torna-se essencial estar presente nas principais redes sociais, a fim de divulgar tudo o que possa te aproximar do seu cliente. Dessa forma, a reputação online pode ajudar a:

A construção da sua reputação digital é apenas o começo. Pois por meio dela, é possível tanto fidelizar os clientes que já possui, quanto atrair novos, graças a sua visibilidade na web.

Você sabe quais fatores alteram a construção da reputação online?

Agora já dá para ter uma ideia do que é uma reputação digital e os vários critérios que podem aumentar a sua autoridade online. Mas, é essencial ver mais sobre eles para que não erre quando começar a construir a sua pouco a pouco.

Fatores externos a construção da reputação eletrônica

São aqueles que dependem da divulgação na internet por meio de:

Esses são elementos que você não pode controlar de forma direta. Mas, podem ser “influenciados” por meio de boas relações e da qualidade do seu produto. Assim, esses fatores acabam sendo sujeitos de forma direta sobre o que sua marca entrega.  

Os elementos internos para construir uma reputação digital

Já esses vem de dentro da sua organização. Por isso, podem ser desde a forma como os colaboradores se comportam até a maneira que ocorre as ações na empresa.

Com isso, eles têm menos chances de causar uma reputação digital negativa. Porém, a forma como você se situa e investe na divulgação nas mídias sociais, também regulam os fatores internos. 

Por que você deve pensar em construir uma reputação eletrônica?

A medida que fica cada vez mais presente nas redes sociais, maior pode ser seu impacto. Por isso, o que se entrega de forma gratuita junto com a opinião de outros sobre o seu produto ou serviço, ajuda as pessoas a entender mais sobre você.

Dessa forma, as opiniões positivas te ajudam a reforçar os benefícios do seu produto e trazem novos clientes. De fato, isso só é possível por meio de uma boa estratégia criada por um consultor de marketing digital.

Mas afinal, como construir a sua autoridade digital?

A melhor forma de firmar a sua reputação digital é compartilhar conteúdos relevantes e que possam agregar de alguma maneira a vida do seu seguidor.

Só que fazer isso sem estratégia nenhuma não vai render bons frutos. Por isso, para que seus esforços no mundo digital não sejam em vão, é preciso:

Comece hoje mesmo a construir a sua reputação digital

Agora que você sabe de todas as vantagens e a importância de construir sua reputação online, comece hoje mesmo. Mas, não esqueça de fazer tudo com estratégia e definir uma meta de forma bem estruturada para ter sucesso.

Perguntas frequentes

Porque você deve pensar na sua reputação na internet?

É a sua reputação digital que molda o ponto de vista das pessoas sobre a sua empresa. Assim, boas avaliações é uma das formas de gerar credibilidade ao seu negócio. 

Como administrar sua reputação online?

Tenha atenção em relação aos conteúdos que compartilha, monitore o comentário de outras pessoas e ajuste as suas configurações de privacidade do seu perfil. 

Como fazer para recuperar a reputação?

A percepção de uma imagem na internet não muda de repente, então, é preciso ter uma outra atitude e mostrar por meio de atos que aprendeu com os erros.

Sair da versão mobile