Aposte na comunicação bidirecional para criar conexão com seu público, aumentar as vendas e fidelizar os clientes

Comunicação bidirecional: do conceito a aplicação

A comunicação bidirecional é quando há uma relação de interação entre empresa e cliente. Então, é essencial que faça parte de suas estratégias de marketing para que o público crie mais conexão com sua marca.

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O que é comunicação bidirecional?

Este conceito se baseia em uma via de mão dupla. Ou seja, você envia mensagens e recebe feedbacks. Assim, a ideia é que tenha uma conversa franca com seu público e que a opinião deles também seja válida.

Efeito silo

Muitas empresas sofrem com o efeito silo, que nada mais é do que a falta de comunicação entre grupos, em especial com os clientes. Mas, esse tipo de interação resolve o problema, porque há o momento de fala e de escuta.

Por que aplicar este conceito?

Empresas que não tem uma boa relação ou não dialogam com seus clientes enfrentam problemas. Portanto, é essencial aplicar este tipo de comunicação para criar uma conexão de confiança entre as duas partes.

Quando os clientes se sentem ouvidos pelo negócio, a reputação da empresa melhora. Afinal, seus feedbacks são atendidos. Ou seja, é essencial não apenas ouvir, mas também realizar o que pedem quando é viável e deixar isso claro.

Autonomia

Os usuários sentem que têm mais autonomia em relação a empresa. Isso porque, seus comentários ajudam na construção da marca. Assim, a confiança também aumenta.

Relacionamento

Outro ponto essencial é na relação construída. Quando a marca dá esta abertura aos seus clientes eles entendem sua real importância e tem uma impressão melhor da empresa. Logo, a chance de fidelizá-los é maior.

Vantagens da comunicação bidirecional

As empresas se beneficiam muito com a comunicação bidirecional pela relação construída com o público. Então, entre as vantagens pode-se destacar:

  • Evita situações de crise;
  • Cria uma relação de confiança;
  • Humaniza a marca;
  • Melhora as vendas;
  • Os clientes são mais ativos.

De modo geral, seu cliente se sente parte do negócio. Portanto, ao saber que são ouvidos, eles serão mais claros e sinceros para melhorar sua entrega. Assim, as vendas tendem a aumentar e se tornar mais frequentes.

Há desvantagens?

Com este modelo também há alguns problemas que podem ocorrer, como por exemplo:

  • Alta demanda de pedidos;
  • Falha na interação com os clientes;
  • Risco de críticas.

É claro que esses pontos podem ou não acontecer. Isso porque, se estiver fazendo uma entrega de valor e com qualidade, os pedidos e críticas não vão surgir. Mas, já esteja pronto para lidar com esses casos se precisar. 

Como aplicar a comunicação bidirecional

Aplicar este tipo de comunicação no seu negócio é simples. Afinal, há alguns recursos e estratégias que podem ser inseridos em seus canais virtuais que são muito eficazes. Entre eles estão:

  • Comentários em blogs e sites;
  • Interatividade com os clientes;
  • Pesquisas de opinião;
  • Avaliações online;
  • Uso de redes sociais para interação.

Em geral, as empresas já usam esses meios, mas pecam na interação com o cliente. Ou seja, não basta apenas que o público comente, é preciso que tenham uma resposta por parte da marca também.

Atenção a cada detalhe

Caso já use eles em seu negócio, avalie se está dando atenção ao seu público. Este é o ponto decisivo e que garante que aconteça de fato uma conversa e que seus clientes se sintam ouvidos.

Sempre responda as mensagens que receber. Além disso, quando houver um pedido informe a pessoa quais serão os próximos passos. Assim, ela se envolve em todo o processo.

Use a comunicação bidirecional no Marketing

Investir na comunicação bidirecional em ações de marketing online é essencial. Então, promova campanhas de interação, dê atenção aos comentários e converse com seu público.

Com isso, a marca ganha a confiança do usuário, as vendas aumentam e a relação melhora. Ou seja, dê mais atenção a este ponto e aproveite os benefícios que sua empresa terá, como clientes mais fiéis.

Foto de cottonbro em Pexels

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.