Saiba o que é acessibilidade digital, suas vantagens e como colocá-la em prática para ter os melhores resultados

Acessibilidade digital: veja o que é e suas vantagens para a sua empresa

A acessibilidade digital é uma das tendências do mercado digital. Assim, a busca por conteúdos acessíveis torna-se a prioridade de muitas empresas em diferentes áreas. A seguir, entenda o conceito e como mudar a realidade de seu negócio.

Leia também:

O que é a acessibilidade digital?

É uma série de recursos que tornam a navegação e interação na web mais simples. Ou seja, não importa se o usuário tem uma deficiência ou não, a visita e acesso ao conteúdo deve ser igual para todos.

Eliminar as barreiras que limitam o uso é o objetivo. Portanto, a criação de conteúdos e páginas acessíveis são essenciais para que isso se torne realidade. Assim, a informação chega a todos da mesma maneira.

Brasil tem mais de 45 milhões de pessoas com deficiência

De acordo com a pesquisa da W3C, apenas 2% dos sites no Brasil são acessíveis. Mas, o IBGE apontou em um estudo que há mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no país. Isso mostra a relevância que essa demanda tem no setor.

Por que investir na acessibilidade digital?

Investir na acessibilidade digital é uma maneira eficaz de mostrar que sua empresa está atenta ao público. Bem como, entende e prioriza cada pessoa de forma única e com suas necessidades.

Uma pesquisa da Click-Away Pound, de 2019, apontou que 69% das pessoas saem dos sites que não são acessíveis. Ou seja, quem busca reter a audiência precisa de uma página que atenda bem todos os públicos.

Prioridade de sua empresa

Há ainda outros motivos que reforçam que esse ponto deve ganhar foco em seu negócio, por exemplo:

  • Sair à frente da concorrência;
  • Atender públicos diversos;
  • Aumentar a retenção online;
  • Ter uma empresa mais humana.

A acessibilidade no meio online é essencial para todos os negócios. Afinal, há uma grande demanda no Brasil por esses recursos para que o acesso aconteça de forma completa e igual aos conteúdos digitais.

Vantagens

Apostar nesta tendência também é uma forma de beneficiar a sua empresa. Isso porque, ela:

  • Aumenta o número de leads;
  • Melhora o SEO da página;
  • Humaniza a marca;
  • Gera mais confiança com o público.

Com conteúdos mais acessíveis as chances de atingir novos públicos aumentam. Assim, você consegue fazer com que sua oferta seja vista por pessoas que antes até tinham interesse, mas não eram atendidas.

Humanização da marca

Esse conceito está em alta em empresas de todas as áreas. Afinal, as pessoas buscam um atendimento mais pessoal e humano. Portanto, deve aliá-lo aos materiais acessíveis para que gere a conexão com seus leads e as vendas aconteçam.

Lei Brasileira de Inclusão

A acessibilidade digital está prevista na Lei nº 13.146/2015. Aliás, o artigo 63 reforça que as empresas com sede ou representação nacional devem atendê-la. Isto também é válido para todos os órgãos públicos.

Uma lei bem clara

Esta lei afirma que as empresas e órgãos precisam garantir acesso à informações. Então, nos sítios de internet é essencial que usem recursos que tornem os conteúdos mais acessíveis para todos.

Foto: A acessibilidade digital é um dever para todas as empresas e órgãos no Brasil

Como investir na acessibilidade digital?

Investir nesta área é um processo bem simples e há alguns meios que você pode seguir. Então, veja soluções que podem auxiliá-lo a melhorar sua atuação digital. Assim, escolha a que atende os seus planos.

  • Contrate uma empresa para apoiá-lo;
  • Crie um comitê interno para discutir o tema e propor ações;
  • Contrate um membro fixo para a equipe.

Esses meios vão ajudá-lo a construir uma presença mais acessível no meio online. Portanto, escolha se deseja fazer isso de forma interna ou com apoio. Mas, o essencial é que coloque em prática as ações o quanto antes.

Como criar conteúdos acessíveis?

Elaborar os conteúdos com base na acessibilidade digital é mais simples do que você imagina. Afinal, eles seguem os padrões básicos, mas com recursos que melhoram a interação. Por exemplo:

  • Use a tecnologia como apoio;
  • Crie conteúdos com texto, foto, vídeo, bem como áudio;
  • Sempre legende os vídeos;
  • Descreva a imagem, aliás, algumas redes possuem campos para isso;
  • Alinhe os textos à esquerda;
  • Opte pelo contraste;
  • Use hiperlinks para trazer mais dados.

Com esses cuidados em seus conteúdos é possível atender um público maior. Isso porque, facilita a vida de pessoas que possuem algum tipo de deficiência e querem acessar o material completo.

Aposte em vários formatos

Um ponto de atenção na produção são os formatos. Ou seja, sempre coloque imagens, vídeos, links e áudios, pois deixam o material mais claro e simples. Assim, todos entendem as informações de maneira rápida e clara.

Tenha uma escrita simples

Não esqueça de priorizar uma escrita simples e fácil. Portanto, evite palavras longas, complexas ou que dificultem a leitura. O simples gera sempre os melhores resultados e ajuda no SEO da página.

A acessibilidade digital deve ser meta de seu negócio

Sem dúvidas a acessibilidade digital deve ser uma das metas de seu negócio. Afinal, ele traz vantagens para a empresa e melhoram a relação com o público. Ou seja, uma forma de estabelecer boas conexões e gerar confiança.

Alcance mais pessoas, tenha um conteúdo mais acessível e seja claro nas ofertas. Assim, você demonstra ao seu público que se preocupa com cada um e isso faz com que sua marca ganhe mais atenção dos leads e clientes.

Foto de Pixabay no Pexels

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.