É urgente saber sobre os tipos de marketing para se destacar em sua área e vender bem.
Conforme o mercado avança em suas exigências e segmentação geográfica, a competitividade aumenta e as marcas precisam buscar novos caminhos para a venda.
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Quais são os tipos de marketing?
Os tipos de marketing são muitos e há dezenas de ramificações dentro desse campo em expansão, que se especializa cada vez mais. Mas, é possível afirmar que as principais divisões atuais são a do:
- outbound;
- inbound;
- marketing de conteúdo.
Dentre eles, esses dois últimos são o que há de mais crucial no atual momento do mercado. No entanto, é a divisão entre a ferramenta ou o veículo da ação e o método que diferenciam as categorias.
Os tipos de marketing podem se dividir em categorias tanto de plataforma quanto de método. Imagem de muneebfarman por Pixabay.
Marketing tradicional
Dentre os tipos de marketing, é importante destacar a distinção entre o tradicional e o digital. As técnicas de ambos tendem a se fundir no futuro, com a expertise do online apropriada pelo analógico.
Todas as ações de marketing offline compreendem esse método de vendas. Anúncios na televisão, outdoors, panfletos, ações de telemarketing ou anúncios de jornais e revistas são, por exemplo, alguns deles.
Embora a estratégia digital tenha aperfeiçoado muitas das técnicas tradicionais, é desse ponto que o marketing partiu e muitas noções básicas, além de essenciais iniciaram nessa fase.
Outbound marketing
Já no caso do outbound, outro dos tipos de marketing, trata-se de ações específicas dentro do mercado digital, mas pensadas para levar o produto até o cliente. Principalmente através de propagandas em sites e redes sociais.
Esse método tem sido questionado por ser considerado invasivo por muitos clientes, que muitas vezes não tem interesse no item ofertado naquele momento. No entanto, essa segue sendo uma forma muito utilizada, em especial pelas grandes marcas.
Inbound Marketing
Diferente do outbound, o inbound marketing tem o foco de atrair o cliente que já procura pelo produto ou pela solução do problema que este oferecerá. Assim, ao chegar no anúncio, o usuário já está fisgado de antemão e a conversão vai ocorrer muito mais naturalmente.
Há quem argumente, aliás, que o inbound se tornará o único possível entre os tipos de marketing no futuro. Algumas das principais vantagens dele e o porquê dele ganhar cada vez mais relevância no mercado são:
- faz com que o cliente tenha a sensação de comprar sem influência externa;
- serve para atrair alguém que já está interessado pelo seu produto;
- colabora para a sensação de pertencimento a uma comunidade;
- fortalece a fidelização e a recompra do consumidor.
Desde que esse cliente seja atraído, começa a apresentação dos motivos pelos quais ele deve comprar o produto ou serviço. É aí que entra uma parte importante do processo, que é o marketing de conteúdo. Aqui, então, é fundamental que a persona esteja estabelecida.
Um dos tipos de marketing é o de conteúdo, essencial para atrair clientes para o seu blog corporativo. Imagem de Pixabay no Pexels.
Para que serve o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo oferece formas ricas de resposta e interação, que possibilitam conhecer o cliente com muito mais precisão. Além de agregar valor ao produto, o assunto que gira em torno dele faz com que o consumidor se torne mais consciente do seu valor.
Aplicar uma estratégia de conteúdo é uma questão relevante no caso de uma nova mercadoria, afinal, o possível comprador ainda não sabe do potencial do item ofertado.
Os tipos de marketing que mais vendem e fidelizam são aqueles que convencem o comprador por questões subjetivas. Então, essa é a importância de ter um bom conteúdo para que a sua marca conquiste novos consumidores.
Há outros tipos de marketing importantes?
Para aprender sobre os tipos de marketing que agregam valor à sua marca, há outros segmentos importantes, sejam eles sobre o método ou a plataforma. O de performance, por exemplo, se atenta aos índices de conversão e alcance.
Já o geomarketing leva em conta os dados de geolocalização do cliente para ofertar os seus produtos e serviços. Além disso, outro é o marketing de experiência ou de fidelização, que é pautado em oferecer vantagens para compradores recorrentes, como:
- descontos;
- benefícios.
Por último, é sempre bom lembrar que o mercado digital está em constante transformação. Novas categorias surgem e desaparecem rapidamente, portanto, fique sempre por dentro das novas tendências e mantenha um contínuo aprendizado.
Imagem de Prodeep Ahmeed por Pixabay