Veja quais são os 4 princípios da realização pessoal para alcançar o tão desejado sucesso mais rápido.

Tudo o que você precisa saber sobre a carreira de product owner

O processo de transição para o desenvolvimento ágil de softwares é cercado por um conjunto de novas funções e conceitos que, no início, podem parecer um pouco obscuros. E é aí que entra o trabalho de um Product Owner.

O trabalho de um Product Owner, conhecido também como P.O, é essencial para o desenvolvimento e melhoramento de um produto, pois o papel desse profissional está sempre no centro do processo.

Diferente do que muitos acreditam, Product Owner é uma função e não um cargo. Isso quer dizer que a função pode ser atribuída a qualquer pessoa que tenha a mais alta autoridade sobre o produto, podendo ser chefe de produto, gerente de produto, gerente de projeto, entre outros.

Mas embora a função de um Product Owner possa variar de acordo com o ambiente, eles normalmente têm várias funções e responsabilidades importantes que abrangem desde a estratégia de negócios até o design do produto.

Se você tem interesse em crescer como Product Owner e saber um pouco mais sobre essa área, continue lendo este conteúdo.

O que é Product Owner?

Um Product Owner, conhecido como P.O, é um profissional de tecnologia responsável por avaliar o trabalho gerado por uma equipe de scrum de software. Durante essas avaliações, o Product Owner define os recursos e a funcionalidade do produto, a fim de aumentar os benefícios para o usuário final. 

Além de se preocupar em desenvolver algo realmente valioso para o cliente, o Product Owner também precisa agir para maximizar o valor fornecido pelo seu Produto. 

Ou seja, a responsabilidade do Product Owner é estar ciente das metas de negócios que o Produto precisa alcançar e ajudar a adaptar o trabalho da Equipe de Desenvolvimento de acordo com essas metas.   

Mas como acontece em qualquer profissão, as responsabilidades do Product Owner mudam, juntamente com suas tarefas, e suas habilidades se desenvolvem à medida que ganham experiência. 

Conheça abaixo alguns tipos de Product Owner

Scrum Product Owner

O Scrum Product Owner, geralmente é o principal stakeholder de um projeto. A pessoa que ocupa essa função tem uma compreensão profunda dos usuários, do mercado, dos concorrentes e também das tendências. 

Quem atua como Scrum Product Owner assume a liderança em muitos aspectos de um produto, pois possui o produto em sua totalidade. Uma de suas principais responsabilidades é no gerenciamento do backlog do produto, a lista de recursos priorizados para o produto.

Feature Owner

Um Feature Owner é responsável por gerenciar um recurso importante com o qual os usuários finais interagem, como pesquisa e navegação de um site de vendas online.

Diferente do Product Owner que precisa responder pelo produto inteiro, o  Feature Owner é responsável por uma ou mais features individuais, garantindo que sejam desenvolvidas e tenham um bom desempenho. 

Platform Owner

Assim como existem profissionais que cuidam de componentes, Component Owners, também existem proprietários de uma plataforma, ou seja, que cuida de uma coleção de ativos digitais usados por vários produtos. 

A responsabilidade principal de um Platform Owner é a mesma do Scrum Product Owner, mas com uma diferença: em vez de gerenciar um produto, ele possui a plataforma maximizando o valor que a plataforma cria, como reduzir o tempo de lançamento no mercado, bem como o custo de desenvolvimento dos produtos construídos sobre ela.

Portfolio Owner

O Platform Owner tem a responsabilidade de gerenciar não apenas um produto, mas também um grupo deles. Sua função exige que não apenas gerenciem ativamente o portfólio, mas também colaborem com os Product Owners que gerenciam os produtos existentes no portfólio.

Como eles são responsáveis ​​por um grupo de produtos, precisam garantir que as estratégias de produtos individuais e os roteiros estejam sincronizados, gerando uma experiência de usuário comum gerada em vários produtos.

E aí, já sabe em qual área está o seu interesse?

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.