O consultor de Marketing Digital tem se estabelecido cada vez mais no mercado, isso prova que essa é a profissão do futuro

Consultor de Marketing Digital: como seguir nessa carreira

O consultor de Marketing Digital é um dos profissionais mais requisitados nas empresas. Isso porque, esse setor tem estado cada vez mais em alta no mercado. Então, para aqueles que têm interesse na área, saiba a seguir como dar os primeiros passos nessa carreira. 

Entenda o que faz um consultor de Marketing Digital

O consultor é um profissional que estuda, planeja e executa estratégias de marketing, a fim de ajudar o cliente a aprimorar o seu posicionamento na internet. Para isso, ele realiza diversas atividades nos meios digitais, com a intenção de aumentar as vendas da empresa.

É ele quem comanda e dita o caminho a ser traçado para que o seu contratante alcance o seu objetivo.

Principais serviços

A principal função de um consultor de Marketing Digital é orientar aqueles que são responsáveis por aplicar as estratégias online. Assim, o seu papel é traçar as ações necessárias para conseguir os melhores resultados possíveis.

De fato, isso pode ser feito por meio de algumas atividades, por exemplo:

  • Conhecer a empresa e as suas metas;
  • Avaliar a concorrência;
  • Cuidar da imagem da marca e definir o tom da comunicação;
  • Melhorar o site da empresa ou criar um;
  • Ter uma estratégia de e-mail marketing;
  • Marcar presença nas redes sociais;
  • Planejar campanhas e escolher as plataformas certas;
  • Avaliar os resultados e analisar as métricas;
  • Realizar mudanças para atingir os objetivos sempre que for necessário.

Qual a graduação ideal para iniciar no Marketing Digital?

Não há um curso superior para consultor de Marketing Digital, nem mesmo técnico. No entanto, é preciso criar experiência na área e conhecer vários assuntos relacionados ao setor como estratégias de SEO e tráfego.

Investir nesses estudos é essencial e vai te enriquecer enquanto profissional. Além disso, há algumas opções que agregam muito no ramo da comunicação, é o caso das graduações em Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, bem como Jornalismo.

Cursos técnicos sobre vendas e tecnologias também são muito interessantes para o currículo. Então, em resumo, quanto mais conhecimento se adquire ao longo da carreira, melhor profissional você se torna.

O mercado de trabalho para o consultor de Marketing Digital

Sabe-se que o Marketing é a profissão do futuro e a sua forte presença no mercado atual já é uma realidade. 

Para aqueles que têm interesse nessa área, esse é o momento ideal para investir nessa carreira. 

O consultor de Marketing Digital, sem dúvida, tem um grande campo de atuação à sua frente. Mesmo com a competitividade neste ramo, há espaço para todos, já que cada vez mais empresas estão atrás desse tipo de profissional.

Isso porque, eles querem estar presentes nas mídias digitais, a fim de promover os seus produtos e serviços. E é lá que grande parte de seus públicos-alvos estão. 

Salário

O valor varia de acordo com a experiência do profissional. No entanto, estima-se que a renda inicial desse especialista seja de R$ 2.600 mil reais por mês. No Brasil, a média salarial fica em torno dos R$ 4 mil reais. 

Com um bom tempo de atuação no mercado, é possível que o consultor de Marketing Digital ganhe por mês cerca de R$ 8 mil reais, talvez até mais. 

5 dicas para ser um consultor de Marketing Digital

Essa área é cheia de possibilidades de carreira. Afinal, o mundo está cada vez mais digitalizado, portanto, esse profissional tem ganho cada vez mais espaço para atuar. 

Quem quer seguir esse caminho, confira as dicas abaixo com atenção para se destacar no mercado. 

1 – Torne-se um especialista no ramo

O primeiro passo aqui é estudar muito sobre a profissão e suas funções. Ou seja, se capacitar ao máximo sobre as ferramentas essenciais para atuar como consultor de Marketing Digital.

Invista em cursos e se mantenha atualizado sobre tudo o que acontece no universo digital que muda a todo momento.

2 – Conheça outros profissionais

Tenha alguém com experiência no ramo que possa lhe oferecer conselhos, expor os desafios da profissão e as boas práticas de trabalho. 

Certifique-se de que seja um profissional respeitado no mercado e que conheça bem o setor de consultoria na área de sua escolha.

3 – Escolha um nicho

Defina um setor de comunicação para atuar, por exemplo, mídias sociais, sites e blogs. Não importa qual seja, é preciso se identificar e se especializar nele.  

4 – Crie conteúdo e compartilhe experiências 

A intenção aqui é se manter visível no mercado e essas são as melhores estratégias. Assim, ter um blog pode ser muito benéfico e vai servir para agregar valor ao seu trabalho.

5 – Elabore uma identidade forte

Crie uma marca própria, isto é, uma forma de ser reconhecido no mercado. Pois dessa forma, você ganha visibilidade, semeia uma relação com o público e com isso, pode aumentar a sua cartela de clientes. 

Aposte na carreira de consultor de Marketing Digital

Não há dúvidas de que Marketing Digital e mídias sociais oferecem muitas oportunidades de atuação. 

Para aqueles que desejam seguir na área, fique atento às tendências, tenha como principal foco a sua escolha e se aprimore cada vez mais.

Mesmo que seja um mercado concorrido, é possível ser um consultor de Marketing Digital de sucesso, atendendo diferentes empresas, de diversos portes.

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.