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Rebranding: o que é e como aplicar na sua empresa

O rebranding é uma forma da marca fortalecer a sua cultura perante o mercado e mudar aspectos que estejam fora dos padrões atuais

O rebranding é um processo que ajuda uma empresa a renovar a sua imagem, conquistar novos públicos e se diferenciar da concorrência. No entanto, ela exige um plano de negócio, bem como uma pesquisa de mercado, para, assim, montar uma estratégia mais assertiva.

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O que é o rebranding?

Rebranding é um projeto que visa renovar a imagem de uma marca, através de mudanças em sua comunicação e identidade visual. Ou seja, é uma forma de melhorar a percepção do público em relação a uma empresa. As principais ações podem incluir:

Esse trabalho, aliás, pode ajudar o negócio a se conectar com o seu público-alvo de forma mais eficaz e, assim, ganhar destaque no mercado competitivo. Porém, não se trata apenas de uma questão visual, é importante também que haja uma melhoria de processos internos.


A mudança da identidade visual faz parte do rebranding. Imagem de mego-studio em Freepik.

Quais são os tipos de rebranding?

Existem diversos tipos de rebranding e cada um deles adota diferentes planos de ação, que podem mudar uma marca por completo ou de forma parcial. Isso vai depender das metas e da atual situação da empresa. Alguns desses modelos são:

Quanto custa esse projeto?

O projeto custa, em média, R$ 20.000, uma vez que esse valor pode variar de acordo com a complexidade do plano e os recursos necessários para aplicação. Além disso, há também o custo com os profissionais envolvidos, que podem ser internos ou externos.

Qual a importância do rebranding para uma empresa?

O rebranding é uma forma da empresa fortalecer a sua cultura perante o mercado e mudar alguns aspectos que estejam fora dos padrões atuais. Como resultado, ele contribui para o reposicionamento da marca e traz benefícios, como, por exemplo:

Portanto, se um negócio não está num bom momento, essas mudanças podem refletir nos resultados de forma efetiva. Afinal, a demanda de mercado acompanha os interesses do consumidor. Assim, quem não acompanha pode ficar para trás.

Quando fazer o reposicionamento da marca?

Antes de passar por mudanças, a empresa precisa avaliar o cenário do mercado e como a organização se coloca naquele momento. Aliás, o reposicionamento se faz necessário em situações singulares, como, por exemplo, em caso de mudanças na missão e valores.

Além disso, a busca por novos clientes e uma crise que afeta a imagem da marca perante o público, também são fatores que pedem por tais transições.

Como evitar erros no rebranding?

O processo pode ser bastante complexo e desafiador, e existem alguns erros comuns que as empresas podem cometer. Por isso, algumas dicas podem te ajudar a garantir o sucesso dessa ação. São elas:

Quais são os passos para fazer um rebranding?

Para fazer um rebranding, antes de tudo, se faz necessário uma pesquisa cuidadosa para saber a percepção atual dos clientes e os pontos de melhoria. Isso significa que a equipe deve fazer uma análise de público e traçar estratégias com base nas atuais demandas.

Vale lembrar que a criação de personas pode ser bastante eficaz para a instituição definir o caminho a ser seguido. Do mesmo modo, é crucial fazer testes com os consumidores, para, assim, obter um feedback e fazer ajustes, se necessário.


O rebranding exige um plano de ação bem feito. Imagem do Plann.

1. Fazer uma análise da situação atual

O primeiro passo é entender a situação atual da marca, para entender o que precisa e pode ser mudado. Dessa maneira, é possível criar um plano de ação que atue de forma assertiva, sem interferir na relação já estabelecida do cliente com a marca, o que é muito importante.

2. Implementar uma nova estratégia

Depois de um estudo aprofundado, é hora de colocar em prática as estratégias e apresentar a sua nova identidade visual. Aliás, é muito importante que o público esteja ciente do motivo que levou ao refresh. Sendo assim, invista na divulgação desse processo nas redes sociais.

3. Mensurar os resultados

Por fim, a empresa deve mensurar o grau de assertividade da sua estratégia e conferir qual o impacto da novidade sobre o público. Assim, elas podem realizar pesquisas de satisfação e se basear nos resultados para entender os erros e acertos do novo modelo.

Imagem de rawpixel disponível em Freepik.

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