a arte da negociação

A Negociação está no seu sangue, mesmo sem você saber disso

Mesmo que você não seja um vendedor, você é um comprador. Em geral muita gente acaba assimilando negociação com vendas e essa relação nem sempre está 100% correta.

Na vida pessoal você negocia o tempo todo, na hora de comprar uma TV, na hora de contratar um plano de celular e até mesmo na hora de negociar seu salário com seu chefe. Neste artigo vou te mostrar que você já nasceu com o dom da negociação e só falta aprimorá-lo.

A realidade da Negociação

Não entenda negociação como argumentar ou discordar de uma oferta até que um lado saia perdendo. Muito pelo contrário, o combinado não sai caro, para nenhum dos lados. (Sempre escutei essa frase de meu amigo João Rezende, Coordenador de canais de distribuição de uma empresa que oferece sistema de gestão para empresas do varejo e um vendedor nato que eu admiro.)

Legal e aí? o que é a negociação? A negociação é uma ação ou método para solucionar conflitos de qualquer natureza. Assim, pode ser usado no meio profissional, político, comercial, institucional, jurídico, diplomático, no relacionamento amoroso e até para libertar reféns de um ataque terrorista.

Aproveite também para quando estiver negociando um novo emprego algumas dicas de como ter um perfil no linkedin que gera resultados, afinal, você está se vendendo o tempo todo.

Como planejar uma Negociação?

Alguns autores consideram negociação uma ferramenta. Assim podemos observar técnicas e boas práticas antes de entrar para uma reunião onde vocês terá que negociar.

  1. Estabeleça uma meta na qual você deseja atingir e tenha em mente o que você tem a oferecer para chegar lá. Lembre-se que negociações em geral são trocas. Você cede algo e o outro lado de cederá também.
  2. Estabeleça um plano B ou uma submeta. Às vezes não é a hora ou não conseguiu demonstrar o seu valor. Mapeie tudo aquilo que você controla e até onde cada variável pode ir. Aproveite este momento para flexibilizar e utilizar de outras possíveis variações. Se você está lidando com valores monetários em um salário por exemplo. Tente negociar menos horas de trabalho, mais benefícios extra ou um bônus por rendimento do seu trabalho.
  3. Não perca a confiança e mantenha o controle, tenha um pensamento fluído e escute os detalhes. Nem sempre as coisas sairão como o planejado e é necessário jogo de cintura para contra argumentar rápido. Seu estado emocional vai contar bastante para convencer e liderar a negociação.
  4. Inclua pontos positivos e auxílio.Certifique-se que você esteja “ajudando” o outro lado e evite ações solitárias. Evite o “você tem que fazer” e comece a usar o “vamos resolver/desenvolver isto juntos”.
  5. Não tente passar ninguém para trás. Imagine como você gostaria de ser tratado e trabalhe bem isso e demonstre interesse e empatia.
infografico negociacao
Infográfico dos processos de negociação | Agendor CRM

Lembre-se que ninguém nasce sabendo e tudo evolui. Quanto mais você prática melhor estará a cada vez que executar. Não só na negociação mas para tudo na vida.

Os insights deste artigo foram tirados de experiências próprias e do livro de Donald Trump, A Arte da Negociação.

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua com Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e nos tempos livres é fotógrafo, viajante no mundo, CEO na Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio e ainda pratica esportes radicais.