A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Paulo (CDL – SP) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para proteger, orientar e defender os direitos dos lojistas associados à instituição. Mas, além disso, também funciona como um hub de soluções para seus associados e é o principal provedor responsável pelo Serviço de Proteção ao Crédito no estado de São Paulo fazendo parte do “Sistema CNDL“, um sistema associativo que desenvolveu o SPC Brasil.
Criada por um grupo de empresários, a CDL surgiu para unir esforços e criar um clube que defendesse os interesses dos empresários locais. Inicialmente, a ideia principal era encontrar maneiras de vender no crediário (em longo prazo) e utilizar a troca de informações como uma das formas de combater a inadimplência.
Cadastro de Proteção de Crédito
Com essa junção de empresários, gerou-se, então, o Cadastro de Proteção de Crédito. Uma rede de informações que continha dados sobre clientes inadimplentes, a que as demais empresas associadas poderiam ter acesso e verificar dados de qualquer consumidor.
Dessa forma, os empresários poderiam vender no crediário, pois contariam com a segurança das informações compartilhadas para saber se aquele cliente, em específico, possuía o nome sujo na praça e se possuía histórico de dívidas entre comerciantes.
Estratégia de marketing digital na CDL
Quando iniciamos o trabalho não tínhamos um site e nenhuma ferramenta de automação de marketing. Todo o processo era focado apenas na prospecção Outbound. Nosso desafio era conseguir atrair leads nos canais digitais, sejam site ou redes sociais trazendo relevância para o nome CDL São Paulo e geração de leads recorrentes.
Briefing de objetivos da empresa para os próximos anos
Antes de colocar a mão na massa foi necessário algumas reuniões e alinhamentos sobre produtos, clientes e processos da empresa como um todo.
Neste processo entendemos como a aquisição entraria no processo e por onde seria trabalhado no funil.
Nesta etapa sentiu-se a necessidade de trabalharmos um ICP.
Desenho de ICP, Persona e Público-alvo
O ICP (Ideal Customer Profile) ou perfil de cliente ideal ainda estava com os vendedores, neste processo foi atualizado e documentado os perfis, juntamente com as personas e seu público alvo que viria a ser trabalhado posteriormente nas outras campanhas e no planejamento de conteúdo.
Planejamento de conteúdo e SEO
O conceito de planejamento de conteúdo é muito bonito e ótimo para garantir previsibilidade à estratégia de conteúdo. Porém, não é o tipo de documento que deve ser preenchido uma única vez e então ser armazenado para não ser revisto nunca mais. É algo que precisa ser transformado em ação.
Foi aí que começamos a ter uma definição consistente junto à equipe de conteúdo para ter postagens de conteúdos recorrentes e pensando em uma estratégia de SEO completa integrada com o público que gostaríamos no site.
Com isso começamos a ter um crescimento constante todos os meses:
Nessa estratégia, foi importante também produzir, além dos conteúdos de atração – que são aqueles que solucionam as dúvidas ou se tornam referências nas buscas da web , conteúdos que fizessem a persona ir para fase de consideração e até mesmo se interessasse em webinars que foram produzidos.
Nesta etapa, já estávamos em quase meio milhão de impressões orgânicas, ou seja, sem pagar por anúncio no Google.
Reestruturação do site e Automação de Marketing
Para conseguir converter os visitantes que estavam chegando, foi necessário fazer ajustes para uma ter uma boa performance e páginas que ajudassem o leitor a converter em uma ação, de contato com a CDL.
Neste processo também foi necessário executar uma integração completa com a ferramenta Hubspot Marketing e CRM integrado com Sales Force.
A HubSpot é uma das ferramentas líder em automação de marketing que sempre recomendo para os meus clientes.
Com ela, é possível extrair resultados de forma completa e integrada quando falamos de leads em canais digitais. Como foi iniciado o planejamento e ação da metodologia de Inbound Marketing, a HubSpot disponibiliza vários tipos de recursos de interação, conversão e análise de dados que possibilitam gerar e monitorar leads e aumentar as oportunidades de vendas.
Estruturação da campanha de mídia paga
Enquanto a campanha de SEO iria sendo trabalhada, não podíamos esperar o resultado apenas dela, foi feito um trabalho de mídia paga, onde foram trabalhados anúncios em Google Ads, LinkedIn Ads, Facebook e Instagram Ads.
As campanhas variaram de acordo com os objetivos do momento, seja divulgação de eventos, tráfego para blog, tráfego e conversão para landing pages e etc.
Uma estratégia não elimina a outra. Trabalhar marketing digital é trazer a melhor estratégia para aquele objetivo ou objetivos no plural.
Com todas essas métricas o projeto não pára por aí, é apenas o começo de uma jornada de sucesso. A CDL São Paulo continua a oferecer seus serviços com qualidade para quem precisa e continuo fazendo com que as pessoas encontrem suas soluções de maneira prática e rápida, junto à essa equipe incrível que é o time CDL-SP.
- Para fazer parte do time da CDL São Paulo acesse aqui!
- Para conhecer os serviços de cobrança e análise de crédito, veja aqui!
- Para falar comigo, entre em contato!
Imagem de Albrecht Fietz por Pixabay