Prova prática de digitação

Como funciona a Prova de Digitação de Escrivão de Polícia

Se você está lendo este texto, provavelmente você está interessado ou irá fazer a prova de concurso público para Escrivão de Polícia, onde também terá uma prova prática de digitação.

Neste artigo mostrarei algumas informações que você precisa saber sobre a prova prática.

As instruções

1. Confira, abaixo, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado.
2. Os três minutos iniciais são reservados à familiarização com o teclado que tem layout de padrão ABNT2 e está ligado no ambiente Word. Para essa finalidade, utilize o documento rascunho do seu PC quando autorizado pelo aplicador de prova.

abnt2-digitow-curso-de-digitacao-mapa-das-maos
Teclado de Layout ABNT-2

3. Transcorridos os três minutos, o documento rascunho dever ser fechado. (não salvar, este é apenas o aquecimento.)

4. No documento padrão definitivo, deverá ser digitado o seu nome e número de inscrição no espaço apropriado.

5. A prova consiste da digitação de um texto de aproximadamente dois mil caracteres. Será considerado apto o candidato que atingir 100 (cem) toques líquidos por minuto. Entenda o que são toques líquidos aqui.

6 Aguarde autorização do aplicador de prova para iniciar a digitação, que tem a duração de 5 (cinco) minutos.

7. Após o término do tempo de transcrição do texto, o aplicador fará a impressão do documento definitivo e a coleta de digital. O documento deve ser assinado pelo candidato.

8. O candidato que permanecer digitando após o aviso de encerramento dado pelo aplicador, será eliminado do concurso.

9. Não serão permitidas consultas, empréstimos e comunicação entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrônicos ou não, inclusive relógio. O não cumprimento dessas exigências implicará a eliminação do candidato.

10. Os aparelhos celulares deverão ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plástico. Caso essa exigência seja descumprida, o candidato será excluído do concurso.

Dicas para preparação

Como preparação, é ideal que você treine a posição dos dedos e tenha uma boa destreza e memória da posição das teclas e dos dedos.

Para isso, é recomendável fazer um curso de digitação, que tende a ser rápido e só depende de você. Hoje, já é possível fazer o um curso de digitação completamente online com um valor bem baixo.

Além disso, quanto mais treinar, melhor irá ficar. Existe um teste de digitação online e gratuito que você pode praticar com textos de diferentes tamanhos, estilos e linguagens.

Caso tenha o interesse de praticar com textos personalizados à sua maneira, a ferramenta Digitow disponibilizar um treinamento personalizado.

Por ser uma ferramenta especializada, ela possui diversos indicadores, como Toques por Minuto (TPM), Palavras por minuto(PPM), Toques líquidos (TL) e Toques Brutos (TB).

Caso você queira aprender mais sobre este processo, pode conhecer a Digitow – Plataforma de Digitação. Uma ferramenta que nasceu no mundo digital para facilitar seu aprendizado com flexibilidade, podendo treinar onde quiser.

 

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e nos tempos livres é fotógrafo, viajante no mundo, CEO na Tricks (Guia Radical), blogueiro no CV do Fábio e ainda pratica esportes radicais.