Tenha em sua empresa uma boa estratégia de vendarketing, aprenda como usar essa técnica para aumentar seus lucros

Como implantar uma estratégia de vendarketing?

Vendarketing é a combinação de vendas e marketing, a fim de atrair e reter clientes para uma empresa. Além disso, trata-se de uma estratégia de crescimento focada no que os clientes querem para melhorar a lucratividade.

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O que é o Vendarketing?

É a união entre o marketing e as vendas. Assim, é uma estratégia que une os objetivos de ambas áreas para atingir resultados mais satisfatórios. Dessa forma, aproxima os profissionais, trabalhando em conjunto para melhorar a experiência do cliente

O foco é criar um relacionamento duradouro com o consumidor, oferecendo soluções personalizadas. Assim, garante-se maior fidelização e retenção de clientes. Além disso, promove-se a imagem da marca no mercado. 

As principais vantagens do Vendarketing

O Vendarketing é uma estratégia capaz de proporcionar inúmeras vantagens para as empresas. Portanto, dentre os principais benefícios, tem-se: 

  • melhoria da comunicação bidirecional e interna; 
  • redução de custos;
  • maior assertividade na abordagem dos clientes; 
  • aumento da produtividade das equipes; 
  • maior rapidez nas negociações; 
  • alcance de metas mais facilmente. 

Por essa razão, esse conceito revela uma forma inteligente de gerir as relações comerciais e obter bons resultados. Não é à toa, então, que ele fica cada vez mais famoso no mundo dos negócios. 

O que precisa estar presente para obter resultados?

Para conseguir resultados satisfatórios para sua empresa, você vai precisar de alguns elementos. Assim, os mais importantes são:

  • criar um plano de ação; 
  • identificar o público-alvo; 
  • estabelecer metas realistas; 
  • desenvolver campanhas publicitárias assertivas; 
  • promover ofertas atraentes e monitorar sempre os resultados. 

Qual o papel do Vendarketing na estratégia de marketing?

O principal objetivo do Vendarketing é, dessa forma, alinhar as equipes de vendas ou sales ops e marketing para desenvolver soluções mais completas para os clientes. 

Isso significa, então, que ambos trabalham juntos para criar campanhas publicitárias, promover produtos e serviços da melhor forma possível. Assim, garantem o sucesso da empresa no mercado.

A união dessas duas áreas permite às empresas obter insights sobre seus consumidores. Além disso, ajuda a identificar quais são os principais problemas enfrentados dentro do negócio.

Principais táticas do Vendarketing


O vendarketing é capaz de alavancar um negócio. Imagem de Freepik.

Para que o Vendarketing consiga gerar bons resultados, ele precisa ser muito bem aplicado. Diante disso, algumas de suas táticas são:

  • planejamento estratégico;
  • alinhamento entre equipes;
  • segmentação de mercado;
  • criação de estratégia de conteúdo relevante;
  • monitoramento da concorrência e automação das campanhas. 

O planejamento estratégico consiste em definir objetivos comuns para ambos os setores (marketing e vendas). Além disso, o alinhamento entre equipes envolve compartilhar informações sobre leads qualificados.

A segmentação de mercado permite direcionar o conteúdo para um público específico. Ainda, a criação de conteúdos relevantes torna possível atrair novos clientes e fidelizar os antigos. 

O monitoramento da concorrência garante que você esteja sempre à frente dos seus rivais. Por último, a automatização das campanhas permite economizar tempo na execução dessas tarefas.

Como o Vendarketing ajuda a potencializar o processo de vendas?

O Vendarketing permite às organizações obter dados relevantes sobre seus clientes, como preferências e hábitos de compra. Com essa análise, então, elas conseguem criar produtos e serviços mais adequados às necessidades dos usuários. 

Com isso, trabalha-se o customer success e aumenta-se sua capacidade de conquistar novos públicos e melhorar ainda mais os resultados das vendas. Assim, essa estratégia é capaz de alavancar um negócio.

Como implementar o Vendarketing de maneira eficaz?

Primeiro, é preciso conhecer bem os clientes, seus hábitos de compra, preferências e outras informações relevantes. Em seguida, você pode começar a criar campanhas para atingir esse público.

Também é importante formar parcerias com fornecedores para obter descontos especiais que possam ser oferecidos aos seus clientes. Além disso, outro passo importante na implementação do Vendarketing é monitorar os resultados das campanhas publicitárias.

Isso permitirá que você faça alterações conforme necessário para garantir que elas estejam sempre alcançando os melhores resultados possíveis.

É essencial investir em ferramentas tecnológicas modernas para tornar o processo mais ágil e simples. Assim, elas podem incluir CRM e automatização de processos internos.

Isso facilitará o gerenciamento dos dados dos clientes e permitirá que você tenha um controle maior sobre todas as etapas da jornada do consumidor.

Também vale a pena ter uma equipe dedicada à execução dessas estratégias no dia-a-dia da empresa. Assim, você precisa da ajuda de profissionais qualificados capazes de gerir todos os aspectos que envolvem o Vendarketing.

Como medir o sucesso do Vendarketing?

Existem algumas ferramentas que podem ser usadas para avaliar o desempenho dessa estratégia. Por exemplo, pode-se monitorar quantos leads foram gerados por meio de campanhas de e-mail marketing. 

Vale a pena, além disso, olhar qual foi a taxa de conversão desses leads em vendas. Outra forma de medir o sucesso do Vendarketing é analisando as interações dos clientes com as mensagens enviadas pelas equipes de vendas. 

Fica mais fácil, então, identificar quais abordagens têm maior impacto. Por fim, os feedbacks dos clientes sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa fazem total diferença.

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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