O Inside Sales transformou o modelo tradicional de negócios e é uma opção para mudar a sua empresa. Isto é, saia dos scripts de vendas mecanizados e avance para um suporte alinhado com a tecnologia. Desse modo, veja se vale a pena investir nesse método.
Leia também:
- Principais utilidades em integrar um CRM ao seu negócio
- Marketing Ops, como implantar esta tendência para agilizar os processos em sua empresa
- Os objetivos do marketing empresarial: a sua ponte com clientes e parceiros
O que é Inside Sales?
Saiba que o Inside Sales atua na venda de serviços ou produtos através da comunicação remota como teleconferência, telefone, e-mails ou com o poder das mídias sociais.
Nesse caso, ao usar uma ferramenta de CRM você consegue organizar as informações de perfil do seu consumidor, as interações e traçar a jornada de compra com um funil de vendas.
Desse modo, o vendedor consegue antecipar e descobrir os desejos e as necessidades do público. Embora a prática seja muito recorrente em vendas B2B, as empresas B2C também conseguem captar clientes. Portanto, ele é essencial para gerar leads e fechar negócios.
O Inside Sales alinhado com o uso do CRM ajuda a captar o lead ideal. Imagem da Karolina Grabowska do site Pexels
Para que servem as vendas internas?
As empresas que investem em vendas presenciais sabem que vários imprevistos acontecem como:
- atrasos por causa do trânsito;
- reuniões desmarcadas pelo cliente em cima da hora.
Com essas questões, a produção do seu negócio é afetada com o tempo perdido. Mas, quando se cria uma estrutura de Marketing Ops e vendas, ela serve para:
- reduzir o Custo de Aquisição do Cliente (CAC);
- diminui o custo de viagens para a locomoção dos vendedores;
- serve para padronizar e otimizar o funil de vendas.
Esse modelo está cada vez mais em crescimento no Brasil. Assim, com o uso de ferramentas simples como o telefone e a internet, o custo de locomoção é reduzido e a taxa de resultados com as vendas aumentam. Portanto, é uma ótima solução.
Por que investir em Inside Sales?
O Inside Sales é excelente para otimizar o processo de vendas e estimular os resultados da empresa. Assim como, reduz os custos, aumenta o desempenho da equipe e contribui para o aumento da produtividade que ajuda a facilitar a conexão com eventuais clientes.
As vantagens das vendas internas
Uma das principais vantagens desse modelo de vendas é otimizar o tempo do vendedor e do Sales Ops a favor da empresa, a fim de solucionar as demandas dos clientes. Portanto, permite gerar uma relação mais eficaz.
Outro benefício é o baixo custo, com a redução de viagens e com a diminuição das etapas de vendas, a margem de lucro aumenta. Ou seja, quando a empresa gasta menos dinheiro e tempo para captar clientes no modelo tradicional, ela tende a faturar mais rápido.
Redução do custo no CAC
Diminuir os custos com o deslocamento e hospedagem do vendedor para reuniões presenciais, reduz de forma considerável o CAC. No entanto, os encontros presenciais não precisam deixar de acontecer, mas só quando o lead estiver prestes a fechar o negócio.
Com o passar dos meses, então, você vai notar a redução nas despesas ao se deslocar com frequência para reuniões em que o cliente quer tirar dúvidas sobre a empresa.
Aumento da produtividade da equipe comercial
Esse modelo de vendas permite que os vendedores tenham conversas com mais de um cliente ao mesmo tempo. Além disso, o prospect ganha conteúdo relevante e tira dúvidas em tempo real, o que gera uma venda mais qualificada para a sua empresa.
No Inside Sales, a produtividade da equipe se torna maior. Imagem do Fauxels do site Pexels
Otimização nos resultados das vendas
Com a estrutura da sua operação através do CRM ou de uma planilha, o vendedor vai traçar o perfil do cliente para conhecer, segmentar e classificar. Dessa forma, com esses dados e o funil de vendas é possível mensurar os resultados e alcançar as metas.
Inside Sales é diferente de telemarketing?
O Inside Sales realiza vendas baseadas em consultas aprofundadas sobre o perfil do cliente em potencial. Logo, existe uma pesquisa sobre a possível persona para o seu tipo de produto.
No mercado, muitos confundem os dois termos e tem um pouco de preconceito com esses canais de venda, mas a verdade é que ele não:
- força a venda de um produto sem analisar a necessidade do cliente;
- tenta vender o produto ou serviço para qualquer pessoa;
- vende para uma lista de contato aleatória;
- incomoda as pessoas fora do horário comercial;
- oferece um produto sem saber as necessidades do usuário.
No telemarketing, de fato, não existe cuidado nos pequenos detalhes e o foco está mais ligado na venda. Dessa maneira, o operador não entende o que leva o cliente a comprar.
O Inside Sales é ideal para a sua empresa?
O Inside Sales faz vendas remotas e também internas. Assim, a sua empresa pode fazer essa transição tranquilamente. Portanto, para iniciar você vai precisar de uma boa internet, headset, sistema de ligação e gravação, bem como, confiança na operação.
Imagem de Julia M Cameron disponível em Pexels