Ao longo do tempo é possível notar o quanto é constante e importante, tanto para as pessoas quanto para as empresas, a busca por metas. Estabelecer metas parece ser uma tarefa simples e comum, pois a impressão que se tem é de que as pessoas já estão familiarizadas com o processo de pensar, elaborar e colocar em prática as estratégias necessárias para atingir as metas pré-estabelecidas.
Porém, é preciso ter muito cuidado ao criar metas. Eles devem servir para estimular o esforço e a motivação, nunca o contrário. Nesse sentido, entender e aplicar as metas inteligentes (Método SMART) é muito interessante.
Método SMART
Se você deseja saber o que o método SMART representa, como utilizá-lo e o que ele pode fazer para a produtividade de sua equipe, confira este post:
As metas SMART são metas estabelecidas com cinco critérios claros em mente. A inicial de cada um deles, em inglês, forma a sigla SMART:
S de specific (específico): uma meta deve ser o mais específica possível. A ideia é tentar responder algumas perguntas – o que você deseja alcançar? Por que? Quem está envolvido para atingir a meta?
M de measurable (mensurável): acompanhar o quão próximo você está de atingir sua meta é importante para saber quanto falta para isso. Por isso, uma meta deve ter indicadores que mostram o quanto você tem avançado ou não para chegar em seu objetivo;
A de attainable (atingível): Isso significa que, ao definir a meta, ela deve ser alcançável e pé no chão. Por exemplo: sabendo que você só consegue guardar até 5% de sua renda por mês, não é muito viável estabelecer que você deve guardar 20% do seu salário.
R de relevant (relevante): Este critério consiste em entender qual o impacto desta meta em sua vida, negócio ou outra área. Quanto mais relevante, maior a motivação para trabalhar até atingi-la e mais prioridade ela terá em relação a outros objetivos;
T de time based (prazo): É o tempo estabelecido para que ela seja alcançada. Podem ser semanas, meses ou anos, o que for mais adequado. Essa data limite e linha do tempo devem ser definidos também para poder avaliar o progresso ao longo do tempo junto de seus esforços.
Mais exemplos de metas SMART
Vamos conferir agora 6 exemplos de metas SMART que podem servir de modelo para criar as suas:
- Contratar mais 5 pessoas para a área de vendas até dezembro deste ano;
- Diminuir em 50% os custos com aquisição de novos equipamentos em 6 meses;
- Duplicar o número de publicações no blog do site em 4 meses;
- Aumentar em 20% as vendas no mês de novembro em relação ao mesmo período do ano passado;
- Aumentar a avaliação média da empresa no Google em 30% nos próximos 3 meses;
- Investir 15% do lucro do semestre anterior em 4 treinamentos para os colaboradores nos próximos 2 meses.
Basicamente, você precisa fazer apenas três perguntas para definir uma meta mensurável.
São elas:
- Que resultado é esperado com a meta?
- Como esse resultado pode ser mensurado?
- Em quanto tempo ele deve ser alcançado?
As metas SMART são ótimas ferramentas, garantindo que o trabalho siga um propósito correto e que os colaboradores queiram realmente cumprir os resultados desejados.