O marketing institucional é uma estratégia que foca em construir e melhorar a imagem de uma marca, para torná-la ainda mais sólida no mercado. Por isso, entenda um pouco mais sobre o assunto e saiba como e porque aplicar as técnicas em sua empresa.
O que é marketing institucional?
Marketing institucional ou corporativo é uma vertente dessa área que se dedica à gestão da imagem de uma marca. Nesse sentido, ela pode cuidar ainda:
- do posicionamento;
- da reputação da empresa;
- da identidade e cultura.
É ideal, então, conhecer as técnicas que fazem parte dessa estratégia para aprender como aplicar no seu negócio com o máximo de sucesso.
Qual é o objetivo desse marketing?
O foco principal desse conjunto de táticas é criar uma imagem positiva e sólida no mercado e perante o público. Portanto, veja a seguir mais detalhes sobre o objetivo da técnica.
Identidade da marca
Essa tática de marketing ajuda a definir a identidade da marca, como os pontos conhecidos por:
- missão;
- visão;
- valores.
Ainda assim, ajuda a criar, fortalecer e manter uma imagem positiva da empresa, levando a mesma se tornar uma autoridade ou referência em seu setor.
Com isso, ela eleva à confiança perante seu público-alvo. Isso é vital para atrair clientes, investidores, parceiros, talentos novos para a marca e outros stakeholders.
Relações públicas
De modo geral, as relações públicas possuem um papel crucial neste modelo de marketing, pois envolvem a gestão de laços com a mídia, comunidades e outras partes interessadas. Isso ajuda a controlar a narrativa em torno da empresa e gerenciar crises de maneira eficaz.
Endomarketing
O modelo também se dedica ao público interno da empresa, ou seja, aos membros da sua equipe de trabalho. Afinal, manter todos do seu time engajados e satisfeitos também faz parte dos objetivos da marca.
Do mesmo modo, isso leva a criar embaixadores para os seus produtos e serviços, além disso, de quebra, retém os grandes talentos em seu negócio.
Destaque-se dos demais
Por meio do marketing, as empresas podem se destacar e focar no que as distinguem em relação as outras. Com isso, você pode sair na frente e estourar a possível bolha em que sua marca se encontra, por exemplo.
Quais são as vantagens do marketing institucional?
O marketing institucional oferece diversas vantagens para uma marca, como a melhoria da sua reputação no mercado e perante os clientes. Além disso, pode-se destacar os seguintes pontos dessa tática:
- fidelização de clientes;
- destaque no mercado;
- melhor gestão de crises;
- maior atração de talentos.
Ainda assim, quando uma marca é vista positivamente no mercado, ela tende a ter acesso a mais chances de negócios, o que a leva a crescer ainda mais. Isso pode levar a um futuro melhor e mais saudável para a empresa.
Por fim, ainda pode-se destacar a maior eficiência em suas estratégias de SEO e SEM, as quais são ainda melhores ao solidificar o seu nome no mercado.
Vale a pena aplicar o marketing institucional?
Graças às suas vantagens, vale, sim, a pena aplicar o marketing institucional. Afinal, esse modelo é sólido e tem diversos cases de sucesso, como a Natura, por exemplo, além da Toyota e do banco Itaú, cada um à sua maneira.
A Ambev também é uma marca que usa de diversas táticas para reforçar sua imagem, já que tende a associá-la a elementos das vidas das pessoas que elas mais amam.
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