O que é mais importante para os profissionais de marketing: ser especialista em uma área ou dominar todos os setores? O conceito de profissional T destaca que as duas alternativas são importantes para a carreira. Ele mostra que é essencial dominar um tema, mas que não podemos ignorar outros segmentos do marketing.
Mas, como ele trabalha?
É isso que vamos discutir no artigo de hoje. Então, não perca mais tempo. Continue lendo o artigo e tire todas as suas dúvidas.
Afinal, o que é o profissional T?
Trata-se de um profissional que tem conhecimento em várias áreas de marketing, mas é especialista em um determinado segmento. Muito comum também em consultores de marketing digital.
Para entender melhor o conceito, a empresa Digital Marketer desenvolveu um infográfico em seu blog, mostrando de que forma ele é aplicado no Marketing Digital.
O desenho acima mostra um profissional de marketing que entende sobre vários assuntos, entre os quais: Marketing de Conteúdo, e-mail marketing, dados e analytics, Marketing de busca, mídias sociais e Marketing para e-commerce. Ele também domina as estratégias de mídia paga, porém, nesse segmento, ele é especialista no assunto.
Neste exemplo, percebe-se que a área específica é colocada no centro do “T”, destacando que esse é o segmento que o profissional tem mais conhecimento.
E os números comprovam o quanto é importante conhecer todas as áreas do marketing. 89% dos profissionais de marketing de conteúdo usaram postagens de blog em sua estratégia de criação de conteúdo em 2020. (Content Marketing Institute, 2020).
Cerca de 80% dos profissionais de marketing relataram um aumento no engajamento por e-mail nos últimos 12 meses. ( HubSpot , 2020) Então, não deixe de adquirir esses conhecimentos, uma vez que eles são essenciais para o seu sucesso profissional.
Quais são os benefícios do profissional T?
Após descobrir o conceito de profissional T, vamos entender melhor quais são as vantagens que ele pode trazer para a sua carreira?
Diferencial competitivo no mercado
Vamos iniciar a nossa lista de benefícios falando sobre o diferencial competitivo no mercado. Com o perfil de profissional T, você consegue concorrer a vagas de especialistas e outras oportunidades que exigem conhecimento multidisciplinar.
Colaboração para outros setores da empresa
Outro ponto positivo é que, mesmo atuando em uma área de especialista, você tem conhecimentos suficientes para ajudar outros membros do time em suas tarefas diárias. Além de compreender outras atividades que podem surgir na rotina de trabalho, também tem mais facilidade para desenvolver atividades criativas, uma vez que consegue enxergar além do escopo principal.
Mais confiança
Quem adquire mais conhecimentos tem mais confiança para participar de projetos, fazer apresentações em públicos e criar projetos pessoais. É uma oportunidade única para melhorar o seu currículo e ser um profissional mais independente.
Como ser um profissional T?
Percebeu os impactos que o profissional T pode trazer para a sua carreira? Porém, ele não adquire essa característica da noite para o dia. É necessário traçar objetivos e seguir outras dicas para ter sucesso na área. Conheça abaixo quais são as mais importantes.
Estude!
O primeiro passo é ser um profissional apaixonado pelo estudo. Você deve buscar conhecimento em várias áreas, como: produto, copywriting, neuromarketing, SEO, redes sociais, entre outros. O lado positivo é que existem diversos cursos gratuitos de Marketing Digital na internet. Então, separe um horário em sua agenda e melhore a sua performance no mercado de trabalho.
A regra é clara: quanto mais conhecimento, mais você será relevante para os projetos da sua empresa. Sem dúvidas, um profissional dinâmico traz mais resultados para a organização.
Construa projetos
Outra dica interessante é construir projetos. A prática é uma das melhores formas para alcançar aprendizados em várias áreas. Portanto, deixe a síndrome do impostor de lado e coloque a mão na massa. Busque trabalhar com ferramentas, tire as ideias do papel e teste várias ideias. A junção desses fatores é essencial para o profissional T.
Trabalhe com dados
Um bom profissional T é aquele que tem conhecimento em métricas, KPIs e que conhece todos os detalhes da parte analítica. Foi-se o tempo em que o marketing era planejado e executado com base no achismo. Agora, os números ajudam a entender quais são as campanhas que tiveram mais sucesso na empresa e quais são aquelas que precisam ser ajustadas para alcançar ótimos resultados.
Os dados estão presentes em todas as áreas do marketing. Em uma estratégia SEO, por exemplo, é essencial mensurar os resultados de visitas, usuários únicos, taxa de rejeição, entre outros. Já em social media, o profissional deve medir a qualidade das interações, o alcance e outras métricas que são muito importantes para o setor.
Você não precisa ser um especialista em números, mas é importante conhecer como eles podem influenciar no trabalho.
A atuação do profissional T é muito importante no marketing, e isso fica ainda mais evidente com a evolução das estratégias digitais. Ser versátil não deve ser encarado como um luxo, mas sim como prioridade, desde que haja uma especialização no meio.
Após descobrir as principais informações sobre o profissional T, conheça quais são as suas múltiplas inteligências.
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