Livros sobre copywriting: aprenda a conquistar ainda mais seus clientes

Ler livros sobre copywriting é uma ótima maneira de se atualizar sobre essa área de atuação. É um segmento que vem crescendo cada vez mais e, além disso, se bem utilizada, é uma ótima técnica para conquistar mais clientes

Leia mais:

O que é copywriting?

Copywriting nada mais é do que escrever textos utilizando técnicas de persuasão, de forma a guiar o leitor para uma tomada de decisão. Por isso é uma área bastante relacionada aos setores de marketing e vendas. 

Para quem trabalha com venda de produtos e serviços, ler livros sobre copywriting pode ser uma boa fonte de ideias para fazer o seu negócio crescer. Isso porque a conversão é o principal objetivo dessa estratégia. 

Que tipos de texto podem usar copywriting?

De fato, qualquer texto pode utilizar técnicas de copy, portanto, não há restrição quanto ao formato. O essencial é que o objetivo da leitura seja fazer o público leitor realizar uma ação. Alguns exemplos de tipos de texto onde são utilizadas essas práticas são: 

  • Conteúdos de email;
  • Descritivos de produtos em ecommerce;
  • Textos de site;
  • Anúncios;
  • Cartas de venda;
  • Catálogos;
  • Legendas de posts. 

O essencial é que a produção do texto conduza o público leitor a realizar uma ação. Embora a compra seja o principal objetivo, você também pode utilizar o copywriting para oferecer conteúdos gratuitos e conseguir dados dos leads que tem interesse em seus produtos. 

Livros sobre copywriting são bons para aprender?

A leitura é uma ótima forma de adquirir novos conhecimentos, além de também ser uma atividade prazerosa. Por isso, se você tem interesse sobre essa área, ler livros sobre copywriting pode ser uma excelente forma de aprender mais a respeito.

Como escolher minha lista de livros sobre copywriting?

A internet é uma grande aliada porque é possível encontrar diversas listas com recomendações de livros sobre o tema. Há muitas opções já traduzidas para o português, assim como produções nacionais sobre esse tipo de escrita.

Dicas de livros sobre copywriting

Agora você vai acompanhar algumas opções de obras que você pode ter acesso. Assim, elas vão te levar em uma viagem sobre esse tema e te ajudar a dominá-lo de maneira mais efetiva. Então, acompanhe as sugestões logo abaixo:

  1. Copywriting Vol.1 – Paulo Macedo;
  2. The Adweek Copywriting Handbook – Joseph Sugarman;
  3. Ideias que colam – Chip Heat e Dan Heat;
  4. Gatilhos mentais – Gustavo Ferreira;
  5. As armas da persuasão – Robert B. Cialdini.

Nos próximos tópicos você vai conferir o que cada livro é capaz de te oferecer. Dessa forma, ao final da leitura, fica fácil montar a sua lista e começar o projeto de estudos sobre esse tema tão relevante hoje.

Copywriting Vol.1 – Paulo Macedo

Um dos livros sobre copywriting mais famosos no Brasil. Nele, Paulo dá uma aula sobre o tema e mostra todo um contexto histórico sobre o copy. Além disso, a obra conta com cases de sucesso para você conferir.

Link: https://amzn.to/3MNSRjl

The Adweek Copywriting Handbook – Joseph Sugarman

Essa é uma indicação para quem domina a língua inglesa e quer aprender mais sobre as técnicas de copy. Inclusive, muitos profissionais da área definem esse livro como um guia completo do copywriting.

Link: https://amzn.to/3gbGXDD

Ideias que colam – Chip Heat e Dan Heat

Aqui tem-se uma discussão sobre o motivo no qual algumas ideias são bem sucedidas e outras não. Dessa forma, é uma bela reflexão e ainda, os autores mostram uma lógica por trás das técnicas de copy e como elas impactam o sucesso de uma estratégia.

Link: https://amzn.to/3TazvqV

Gatilhos mentais – Gustavo Ferreira

Uma opção de livro para quem tem intenção de saber como usar os gatilhos mentais da forma mais inteligente possível. Assim, aqui você encontra dicas de como colocar em prática esses conceitos e fazer seu público-alvo ou consumidor tomar a decisão desejada.

Link: https://amzn.to/3ghhBo7

As armas da persuasão – Robert B. Cialdini

Escrito por um psicólogo, esse é um dos livros sobre copywriting perfeitos para quem quer aprender mais sobre gatilhos mentais. Assim, nele tudo é explicado de forma simples e você descobre maneiras de colocar o conceito em prática.

Link: https://amzn.to/3S5ia1q

Temas essenciais em bons livros sobre copywriting

De forma geral, esse tema é bastante vasto. Você pode buscar tanto livros que sejam mais inspiradores quanto de perfil mais educativo, que te ensinem a colocar a mão na massa. 

Manuais de escrita e boas práticas para escrever devem ser sua primeira opção, caso você esteja começando do zero. Então de nada vai adiantar utilizar as técnicas se você não tiver um bom domínio do português.

Gatilhos mentais são importantes

Livros que abordam gatilhos mentais e persuasão são essenciais para você aprender a usar as palavras certas para conquistar seus clientes. Isso porque já existem muitos estudos de neuromarketing que provam que escolher bem as palavras faz diferença para vender mais.  

Temas que se relacionam com copywriting

Livros que ensinam sobre marketing de conteúdo e como usar essa estratégia para vender mais podem fazer toda a diferença para você que deseja conquistar mais clientes. 

Para isso, é importante também buscar leituras que falem do funil de vendas. Isso porque você precisa entender bem as etapas de cada funil para e quem é a sua persona para fazer esse tipo de marketing em seu negócio. 

A arte de contar uma história é fundamental

Um tema incrível para aprender com os livros sobre copywriting é storytelling porque é uma técnica que produz encanto e conversão. Contar uma boa história envolve criar narrativas que instiguem seus clientes a querer conhecer mais sobre o seu trabalho. 

E então, quais livros sobre copywriting você mais curtiu?

Agora você já pode montar a sua lista de obras sobre o tema. Dessa forma, lembre-se que cada uma das indicações tem uma abordagem diferente e pode contribuir com sua formação.

Imagem de Capucine por Pixabay

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.