Saiba como apostar em diferentes canais de venda pode melhorar os resultados e atrair mais público para a sua empresa

Entenda como funcionam os canais de venda e qual é a melhor opção

Os canais de venda são um ótimo investimento para melhorar os resultados da sua empresa. Quando bem aproveitados, eles ajudam a atrair e a estreitar a relação com o público, a fim de que a venda de produtos ou serviços seja ainda mais eficiente. 

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Você sabe o que são canais de venda?

Os canais de venda são os meios em que as empresas mostram as suas soluções para a persona. Com eles, portanto, é possível vender produtos e serviços ao apresentar os seus benefícios e como eles podem resolver os problemas do consumidor. 

Por esses meios, online ou offline, o cliente terá acesso ao negócio. Ou seja, é vital que uma empresa tenha ao menos um canal para ter sucesso em suas vendas.

Quais são os principais canais de venda existentes?

Hoje em dia, existem 3 principais tipos de canais de venda no meio online, enquanto que há outros dois no offline que são mais usados, são eles:

  • WhatsApp;
  • redes sociais;
  • e-commerce;
  • loja física;
  • televisão.

Cada um deles consegue chegar em um público-alvo diferente, bem como têm fins distintos e oferecem resultados variados. Dessa forma, é necessário entender qual é a opção mais acertada para cada plano de negócio e aplicar o que se encaixa com o que é esperado. 

O

WhatsApp é um dos principais canais de venda online para qualquer negócio. Foto de Anton no Pexels

WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo para a troca de mensagens que se tornou uma ferramenta importante no mercado de trabalho. Com ele, então, um negócio consegue interagir de forma remota com o seu público, além de oferecer um atendimento personalizado.

Esse tipo de canal pode ser usado para enviar novidades, promoções, tirar as dúvidas e fazer as vendas online com formas de pagamento seguras, inclusive, dentro do app. 

Redes sociais

O Instagram, por exemplo, é uma das principais redes sociais e serve como um ótimo de canal de venda, por ser possível: 

  • postar fotos dos produtos;
  • adicionar links para um site próprio;
  • fixar os preços nas imagens. 

Mais do que isso, os stories ajudam a marca a fortalecer a sua presença digital e a se aproximar do cliente ao mostrar o dia a dia do negócio. 

O Facebook também é uma rede importante para a estratégia de venda de uma empresa, já que ele permite divulgar textos maiores e fazer discussões mais profundas. 

Com isso, os dois tipos de plataformas possibilitam criar anúncios pagos e específicos que aparecem para um público exclusivo que se quer atingir.

E-commerce

O e-commerce é um site em que é possível estimular a venda de produtos e serviços para os clientes. Assim, o público tem todas as informações do item que quer, adicionar tudo em uma sacola digital, pagar e receber sem a necessidade de um atendimento exclusivo. 


Para criar canais de venda efetivos, é necessário fazer uma pesquisa sobre o público-alvo do negócio. Foto de freepik no Freepik

Loja física

A loja física é o principal meio de venda offline, mas nem sempre é necessário em um negócio, em especial quando se pensa na era digital de agora e no consumidor do futuro

É necessário um espaço bem localizado, um estoque de produtos, times de venda e de limpeza, bem como outros itens burocráticos, como os alvarás de funcionamento. 

Televisão

Ainda que seja em telas, a publicidade na TV funciona sem a necessidade da internet e tem um enorme alcance de público variado. Contudo, um espaço em qualquer programação custa caro e não são todas as empresas que podem arcar com isso. 

Como escolher os melhores canais de venda?

Para escolher os melhores canais de venda, é preciso conhecer o público, fazer testes e então, criar uma estratégia de Consumer Insight para o negócio. É necessário estudar bem todos esses pontos, para que a empresa alcance bons resultados.

Conhecer o público

É necessário fazer uma pesquisa e estudar com profundidade sobre os hábitos de consumo e as preferências do cliente. Assim, é possível ter certeza de que a empresa escolheu o canal em que o público-alvo está realmente presente. 

Testar a aceitação da persona 

Fazer testes é sempre válido para saber como é a aceitação do público para uma proposta em determinados canais de venda. Nessa experiência, por fim, registre os resultados para conseguir montar uma estratégia adequada e que faça sentido para os clientes.

Foto de Negative Space em Pexels

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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