Descubra como o field sales pode impulsionar suas vendas

O field sales é uma tática muito boa para negócios que visam se conectar de maneira mais íntima com seus clientes. É um método que envolve um representante de vendas que vai a campo para encontrar compradores e apresentar produtos ou serviços da empresa.

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O que é field sales?

Field sales é uma técnica que envolve abordar clientes em locais externos ao escritório, como comércios, empresas e casas. Essa estratégia visa aumentar as chances de vendas e criar uma relação mais próxima com o potencial comprador ao mostrar os produtos.

O método funciona de maneira precisa e eficaz em tratados que pedem mais interação entre o vendedor e o consumidor. Pois isso deixa a ilustração de produtos e serviços mais detalhada e singular.

Além disso, deixa que o corretor de vendas crie uma ligação mais próxima com a sua persona, o que aumenta sua fidelidade a longo prazo. Apesar de ser uma estratégia mais trabalhosa e com custo elevado, o seu resultado é superior às demais.

Como esse método se difere do inside sales? 

Enquanto no field sales, o vendedor vai a campo para ver clientes, no inside sales, por exemplo, as vendas acontecem de maneira remota. Aliás, isso acontece na maioria das vezes por telefone ou pela internet.

Portanto, encarar a concorrência com o uso dessa ferramenta pede uma noção profunda do mercado, dos oponentes e de suas ofertas. Sem esquecer de uma boa estratégia que faça o vendedor se destacar sobre os outros.

Quando é melhor usar o field sales?

Ele é muito bom para empresas que usam os canais de venda para vender produtos ou serviços que pedem uma abordagem mais personalizada. Como, por exemplo, as vendas complexas ou de alto valor.

Para um negócio bem-sucedido, no entanto, deve-se manter uma boa relação com o cliente após concluí-lo. Então, esse trabalho pede auxílio regular e soluções rápidas para quaisquer problemas, além da garantia de um suporte contínuo.

Como saber se o field sales está tendo um bom retorno?

Para saber se o field sales está tendo um bom retorno é preciso avaliar o plano de negócio que estuda a eficácia da equipe de vendas em campo, entre outros fatores. Como, por exemplo:

  • número de vendas feitas e seus respectivos valores;
  • taxa de conversão;
  • satisfação do cliente;
  • duração do ciclo de vendas.

Além disso, uma boa equipe deve ser capaz de gerenciar o tempo entre os clientes de forma eficaz, a fim de que possa ter muitas visitas e interações com os potenciais compradores.

Como tornar esse método mais eficaz?

A eficácia do field sales pode melhorar com o uso de inovação, estratégia digital, gestão tática e execução precisa. Além disso, o seu time de vendedores deve ter confiança, saber falar, se relacionar com as pessoas e estar 100% alinhado à visão da empresa.

Como lidar com o cliente durante essa abordagem?

Durante o processo de vendas, é comum que os clientes tenham objeções em relação ao produto ou serviço oferecido. Portanto, quando isso acontece o resultado pode não ser muito bom, então, veja aqui o que o vendedor deve fazer:

  • ouvir os problemas do cliente;
  • encontrar a raiz do problema;
  • saber fazer perguntas;
  • enfrentar os argumentos.

Por fim, com todas as questões resolvidas, o vendedor deve ser capaz de dar todas as informações e soluções para sanar todas as dúvidas do cliente. Além disso, é vital que o representante ouça o escute com atenção.

Quais são as vantagens do field sales?

O field sales faz com que as empresas tenham uma relação mais próxima com os seus clientes. Ou seja, isso leva a vendas com mais frequência e a longo prazo.

Só que esse processo pode ser mais caro, pois pede que uma pessoa se desloque até a outra e existe um tempo de viagem para isso acontecer. Cada caso precisa de estudo para saber o que é o ideal para o negócio de acordo com a situação.

O que ajuda a vender mais no trabalho externo?

Para vender mais no trabalho externo, o vendedor deve ter em mente uma boa lista de metas claras, todas as ferramentas úteis e os recursos certos. Tudo isso junto de um controle rígido de uso do tempo, afinal, todos esses itens apontam o desempenho final.

Um representante de vendas deve conhecer bem os produtos e/ou serviços que está anunciando. Bem como, saber aplicar todas as habilidades necessárias com foco na negociação e apresentação.

Imagem de fauxels disponível em Pexels

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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