Nos dias atuais, as mídias sociais são usadas por um número muito alto de pessoas e, ao decorrer do tempo, conquistam mais usuários no mundo inteiro. O público que consome é muito diverso, porque essas plataformas oferecem todos os tipos de conteúdos existentes.
Leia também:
- Livros sobre copywriting: aprenda a conquistar ainda mais seus clientes
- 7 livros sobre produtividade que você precisa ler para ser mais produtivo
- Livros sobre liderança: quais os essenciais para quem quer seguir a carreira?
O que são as mídias sociais?
As mídias sociais oferecem opções de criar estratégia de conteúdo, compartilhar informações e promover diálogos entre os usuários no mundo virtual através da internet, o que faz com que a distância não seja um problema.
Existem vários tipos de plataformas, como sites e aplicativos, que possuem várias ferramentas, como fazer publicações. Um exemplo é o Youtube, que é um grande veículo de pesquisa, entretenimento e trabalho.
Por esse motivo os seres humanos estão cada vez mais conectados pelo mundo virtual e dessa forma, as mídias só tendem a crescer. Isso traz vantagens como:
- facilitar o diálogo;
- acesso às informações e acima de tudo, para os negócios online.
Quais são as principais mídias sociais?
Esse veículo se tornou um sucesso no universo dos negócios e está presente na vida dos famosos, empresários, empreendedores e dos consumidores. Aliás, essa contribuição acontece também por ser um recurso útil e prático para a presença digital de uma empresa.
As principais mídias sociais hoje em dia e que estão mais visíveis são as que oferecem formas de vendas de produtos, de trabalho e de comunicação, por terem se tornado um grande auxílio para as firmas e empreendedores. Veja algumas dessas logo abaixo:
- Instagram;
- YouTube;
- Facebook;
- WhatsApp.
Esses aplicativos e sites se tornaram comuns nos negócios por fazerem parte do dia das pessoas e começado a ser visto como uma fórmula para elevar o lucro, por encontrar clientes em potencial que possam se interessar por um certo produto.
Qual é a mídia social que está mais em alta?
A mídia social que está com grande destaque é o Instagram, Dessa forma, as empresas viram uma vantagem para as vendas e anúncios dos seus produtos nesta rede, já que um grande volume de pessoas no mundo todo possuem um perfil ali, inclusive, sua persona.
Qual a importância das mídias sociais para as empresas?
O valor dessas mídias sociais para as empresas é o aumento do número de pessoas que alcançam. Desse modo, a interação pode ser realizada a quilômetros de distância e fazer várias vendas de forma online, sem sair do seu local.
Mais do que isso, são essenciais para a comunicação entre os fornecedores, funcionários e sócios, uma forma de buscar opções de emprego e fornecimento em qualquer lugar do mundo, porque esses recursos não possuem segmentação geográfica.
Marketing digital
As empresas têm as mídias como um meio para fazer marketing digital, ou seja, para comercializar os seus produtos de forma online e rápida. Essa divulgação se tornou um grande sucesso e fez com que os escritores escrevessem livros falando desse assunto.
Essas obras têm como tema o marketing e as mídias sociais, afinal, ambos estão bem interligados nesse meio. Contudo, esses materiais ensinam as pessoas a anunciarem seus negócios de forma que chame a atenção do público e o convença a comprar.
A revolução das mídias sociais é uma ótima leitura para quem quer vender nas plataformas online. Imagem de Claudia Wolff no Unsplash
Quais são os 5 livros que falam sobre mídias sociais?
Algumas obras que falam sobre as redes sociais são “Isso é marketing”, “A revolução das mídias sociais” e entre outros. Aliás, como já foi falado sobre o poder e eficácia dessas plataformas online, vários escritores também notaram a importância delas.
Nas livrarias, os livros sobre marketing digital e redes sociais tem grande destaque e o motivo desse consumo excessivo é porque cada vez existem mais pessoas que têm interesse em saber e dominar esse conteúdo.
Isso acontece porque possuem o intuito de trabalhar com essas ferramentas e fazer bastante sucesso. Em suma, para quem quer aprender sobre esse assunto, abaixo seguem algumas indicações voltadas para essa temática tão atual.
1 – Isto é marketing
Seth Godin fala no livro “Isso é marketing” que foi publicado no ano de 2018 nos Estados Unidos, sobre a importância de saber como anunciar o produto para os clientes de uma forma certa e assim, conseguir aumentar as vendas.
Link Isto é Marketing: https://amzn.to/3Krcy0I
Com isso, o autor dá várias dicas, como colocar o consumidor em primeiro lugar na sua empresa. O principal objetivo deste livro é ajudar as pessoas a alcançarem o sucesso com o compartilhamento do seu conhecimento e suas experiências vivenciadas.
Em suma, também ensina como usar as mídias sociais e conhecer os 4 P’s do marketing, algo que está em alta. Por fim, também mostra que as marcas precisam se encaixar nos hábitos dos dias atuais para assim conseguirem um bom desempenho.
Link 4 P’s do marketing: https://amzn.to/40Dhqpi
2 – A bíblia do marketing digital
Cláudio Torres compartilha com seus leitores no livro “A bíblia do marketing digital”, várias instruções para criar marketing no mundo virtual, ou seja, nas mídias sociais. O autor fala sobre várias dicas para aumentar as vendas e melhorar os negócios com a internet.
Fala também sobre os efeitos das redes sociais no mundo empresarial, como os donos de empresas e os empreendedores devem sobreviver em uma realidade em que o digital ganha mais força, além de poder com o decorrer dos dias.
A partir disso, ele aponta como as pessoas podem lucrar com esses recursos e usar a internet para o crescimento dos negócios, como o anúncio do seu trabalho e do seu produto. Assim, contribui para mostrar as verdades do marketing digital e como funciona.
Link A bíblia do marketing digital: https://amzn.to/3K7kIKe
3 – A revolução das mídias sociais
André Telles em seu livro “A revolução das mídias sociais” aborda dicas de vendas voltadas para as plataformas virtuais com a intenção de ajudar pessoas que possuem negócios e assim, desejam abranger sua marca de modo online.
O autor aborda e dá dicas de como aproveitar essas ferramentas poderosas para ganhar dinheiro. Afirma que esse é o método mais eficaz atualmente porque é usado por um grande número de usuários.
Link A revolução das mídias sociais: https://amzn.to/3G6kyl9
4 – Vai fundo: O guru das mídias sociais
Gary Vaynerchuk fala nesse livro sobre formas de ganhar dinheiro com negócios digitais. Desse modo, ensina o leitor o que deve ser feito para conseguir manter um lucro financeiro com vendas online através das mídias sociais.
Link: https://amzn.to/3KrFBRR
Mostra como funcionam essas redes e como trabalhar com elas, também ajuda o leitor com novas ideias de criação e produção. Como se adaptar e usar esses recursos ao seu favor para gerar mais renda, assim como expandir os negócios de forma online.
Um dos livros sobre redes sociais inclui 500 dicas para dominar essas plataformas. Imagem de Eliott Reyna no Unsplash
5 – 500 dicas de marketing nas redes sociais
Andrew Macarthy discute como dominar o marketing nas mídias sociais para expandir as vendas por meio da internet. Expõe quinhentas dicas de como criar artigos com SEO e conteúdos simples, instruções para vender mais e ter sucesso nos negócios.
Ainda mais, mostra a necessidade de manter interação com seus seguidores através de postagens, criação de conteúdos, diálogos, para assim ter mais engajamento e esses fãs se tornarem clientes.
Link 500 Dicas de Marketing nas Redes Sociais: https://amzn.to/433n8Tc
Quem são os escritores desses livros?
Os escritores desses livros são empresários de sucesso que querem compartilhar seus conhecimentos adquiridos para ajudar outros a se destacarem em suas áreas. Pessoas que possuem uma carreira brilhante e enxergam nisso uma oportunidade para vendas.
Possuem experiências e prática sobre esse assunto, como palestras ou trabalhos em agências digitais. Boa parte desses autores também são empreendedores e aplicam esses tópicos no dia a dia.
Por que trabalhar com mídias sociais?
O motivo para trabalhar com mídias sociais é por causa do alcance de público que elas possuem e podem ajudar as empresas a se destacarem. Essas plataformas têm muito poder e é visível o grande número de pessoas que hoje trabalham com elas.
Como dominar esse assunto?
A melhor forma de dominar esse assunto é conhecer os melhores especialistas em mídia, que são os criadores dessas plataformas, sites e aplicativos. Além disso, ler os livros que falam sobre esse tema, como os citados aqui ou contratar um consultor de marketing digital.
Para qual público os livros sobre mídias sociais são indicados?
Os livros sobre mídias sociais são indicados para pessoas que querem ter sucesso e dominar esse assunto, quem deseja entrar no mercado de vendas online e não sabe por onde começar.
Saiba que o público-alvo dessas obras são empreendedores, empresários e aqueles que querem aprender como alavancar seus negócios e desejam melhorar seus serviços para ter mais resultados.
Em suma, esses livros são essenciais para quem busca adquirir domínio para criar anúncios e marketing digital. Bem como, para quem quer trabalhar com criação de conteúdo, por exemplo, os youtubers que produzem vídeos e lucram de forma online.
Foto de Shiromani Kant na Unsplash