Aposte na comunicação bidirecional para criar conexão com seu público, aumentar as vendas e fidelizar os clientes

Comunicação bidirecional: do conceito a aplicação

A comunicação bidirecional é quando há uma relação de interação entre empresa e cliente. Então, é essencial que faça parte de suas estratégias de marketing para que o público crie mais conexão com sua marca.

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O que é comunicação bidirecional?

Este conceito se baseia em uma via de mão dupla. Ou seja, você envia mensagens e recebe feedbacks. Assim, a ideia é que tenha uma conversa franca com seu público e que a opinião deles também seja válida.

Efeito silo

Muitas empresas sofrem com o efeito silo, que nada mais é do que a falta de comunicação entre grupos, em especial com os clientes. Mas, esse tipo de interação resolve o problema, porque há o momento de fala e de escuta.

Por que aplicar este conceito?

Empresas que não tem uma boa relação ou não dialogam com seus clientes enfrentam problemas. Portanto, é essencial aplicar este tipo de comunicação para criar uma conexão de confiança entre as duas partes.

Quando os clientes se sentem ouvidos pelo negócio, a reputação da empresa melhora. Afinal, seus feedbacks são atendidos. Ou seja, é essencial não apenas ouvir, mas também realizar o que pedem quando é viável e deixar isso claro.

Autonomia

Os usuários sentem que têm mais autonomia em relação a empresa. Isso porque, seus comentários ajudam na construção da marca. Assim, a confiança também aumenta.

Relacionamento

Outro ponto essencial é na relação construída. Quando a marca dá esta abertura aos seus clientes eles entendem sua real importância e tem uma impressão melhor da empresa. Logo, a chance de fidelizá-los é maior.

Vantagens da comunicação bidirecional

As empresas se beneficiam muito com a comunicação bidirecional pela relação construída com o público. Então, entre as vantagens pode-se destacar:

  • Evita situações de crise;
  • Cria uma relação de confiança;
  • Humaniza a marca;
  • Melhora as vendas;
  • Os clientes são mais ativos.

De modo geral, seu cliente se sente parte do negócio. Portanto, ao saber que são ouvidos, eles serão mais claros e sinceros para melhorar sua entrega. Assim, as vendas tendem a aumentar e se tornar mais frequentes.

Há desvantagens?

Com este modelo também há alguns problemas que podem ocorrer, como por exemplo:

  • Alta demanda de pedidos;
  • Falha na interação com os clientes;
  • Risco de críticas.

É claro que esses pontos podem ou não acontecer. Isso porque, se estiver fazendo uma entrega de valor e com qualidade, os pedidos e críticas não vão surgir. Mas, já esteja pronto para lidar com esses casos se precisar. 

Como aplicar a comunicação bidirecional

Aplicar este tipo de comunicação no seu negócio é simples. Afinal, há alguns recursos e estratégias que podem ser inseridos em seus canais virtuais que são muito eficazes. Entre eles estão:

  • Comentários em blogs e sites;
  • Interatividade com os clientes;
  • Pesquisas de opinião;
  • Avaliações online;
  • Uso de redes sociais para interação.

Em geral, as empresas já usam esses meios, mas pecam na interação com o cliente. Ou seja, não basta apenas que o público comente, é preciso que tenham uma resposta por parte da marca também.

Atenção a cada detalhe

Caso já use eles em seu negócio, avalie se está dando atenção ao seu público. Este é o ponto decisivo e que garante que aconteça de fato uma conversa e que seus clientes se sintam ouvidos.

Sempre responda as mensagens que receber. Além disso, quando houver um pedido informe a pessoa quais serão os próximos passos. Assim, ela se envolve em todo o processo.

Use a comunicação bidirecional no Marketing

Investir na comunicação bidirecional em ações de marketing online é essencial. Então, promova campanhas de interação, dê atenção aos comentários e converse com seu público.

Com isso, a marca ganha a confiança do usuário, as vendas aumentam e a relação melhora. Ou seja, dê mais atenção a este ponto e aproveite os benefícios que sua empresa terá, como clientes mais fiéis.

Foto de cottonbro em Pexels

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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