A comunicação bidirecional é quando há uma relação de interação entre empresa e cliente. Então, é essencial que faça parte de suas estratégias de marketing para que o público crie mais conexão com sua marca.
Leia também:
- Profissões digitais: quais estão mais em alta?
- Presença digital: qual a importância dela e como construir a sua
- Os principais obstáculos no caminho de quem está empreendendo sozinho
O que é comunicação bidirecional?
Este conceito se baseia em uma via de mão dupla. Ou seja, você envia mensagens e recebe feedbacks. Assim, a ideia é que tenha uma conversa franca com seu público e que a opinião deles também seja válida.
Efeito silo
Muitas empresas sofrem com o efeito silo, que nada mais é do que a falta de comunicação entre grupos, em especial com os clientes. Mas, esse tipo de interação resolve o problema, porque há o momento de fala e de escuta.
Por que aplicar este conceito?
Empresas que não tem uma boa relação ou não dialogam com seus clientes enfrentam problemas. Portanto, é essencial aplicar este tipo de comunicação para criar uma conexão de confiança entre as duas partes.
Quando os clientes se sentem ouvidos pelo negócio, a reputação da empresa melhora. Afinal, seus feedbacks são atendidos. Ou seja, é essencial não apenas ouvir, mas também realizar o que pedem quando é viável e deixar isso claro.
Autonomia
Os usuários sentem que têm mais autonomia em relação a empresa. Isso porque, seus comentários ajudam na construção da marca. Assim, a confiança também aumenta.
Relacionamento
Outro ponto essencial é na relação construída. Quando a marca dá esta abertura aos seus clientes eles entendem sua real importância e tem uma impressão melhor da empresa. Logo, a chance de fidelizá-los é maior.
Vantagens da comunicação bidirecional
As empresas se beneficiam muito com a comunicação bidirecional pela relação construída com o público. Então, entre as vantagens pode-se destacar:
- Evita situações de crise;
- Cria uma relação de confiança;
- Humaniza a marca;
- Melhora as vendas;
- Os clientes são mais ativos.
De modo geral, seu cliente se sente parte do negócio. Portanto, ao saber que são ouvidos, eles serão mais claros e sinceros para melhorar sua entrega. Assim, as vendas tendem a aumentar e se tornar mais frequentes.
Há desvantagens?
Com este modelo também há alguns problemas que podem ocorrer, como por exemplo:
- Alta demanda de pedidos;
- Falha na interação com os clientes;
- Risco de críticas.
É claro que esses pontos podem ou não acontecer. Isso porque, se estiver fazendo uma entrega de valor e com qualidade, os pedidos e críticas não vão surgir. Mas, já esteja pronto para lidar com esses casos se precisar.
Como aplicar a comunicação bidirecional
Aplicar este tipo de comunicação no seu negócio é simples. Afinal, há alguns recursos e estratégias que podem ser inseridos em seus canais virtuais que são muito eficazes. Entre eles estão:
- Comentários em blogs e sites;
- Interatividade com os clientes;
- Pesquisas de opinião;
- Avaliações online;
- Uso de redes sociais para interação.
Em geral, as empresas já usam esses meios, mas pecam na interação com o cliente. Ou seja, não basta apenas que o público comente, é preciso que tenham uma resposta por parte da marca também.
Atenção a cada detalhe
Caso já use eles em seu negócio, avalie se está dando atenção ao seu público. Este é o ponto decisivo e que garante que aconteça de fato uma conversa e que seus clientes se sintam ouvidos.
Sempre responda as mensagens que receber. Além disso, quando houver um pedido informe a pessoa quais serão os próximos passos. Assim, ela se envolve em todo o processo.
Use a comunicação bidirecional no Marketing
Investir na comunicação bidirecional em ações de marketing online é essencial. Então, promova campanhas de interação, dê atenção aos comentários e converse com seu público.
Com isso, a marca ganha a confiança do usuário, as vendas aumentam e a relação melhora. Ou seja, dê mais atenção a este ponto e aproveite os benefícios que sua empresa terá, como clientes mais fiéis.
Foto de cottonbro em Pexels