O que é marketing de busca? Conheça a estratégia que tem impulsionado empresas

O marketing de busca é um fator crucial na estratégia de marketing online, em especial para empresas que querem melhorar sua visibilidade e aumentar sua presença online. Por isso, a cada dia que passa, ela conquista mais espaço no mundo dos negócios.

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O que é marketing de busca?

O marketing de busca é um conjunto de técnicas que visa melhorar o ranking do site. Também conhecido como Otimização de Mecanismos de Busca (SEO), ele é a principal forma que as pessoas usam para achar informações na internet.

A maioria das pessoas usa o Google, e é aqui que boa parte das táticas desse tipo de marketing focam. Então, a ideia é que, quando alguém pesquisa um termo que tem a ver com o seu negócio, o seu site apareça no topo dos resultados.

Essa estratégia de marketing é usada por organizações de todos os portes e tipos. Com o passar do tempo, é cada vez mais necessário investir nessa técnica se a empresa deseja se destacar no mercado, afinal, existem várias vantagens em aplicá-la.

O marketing de busca é vital para todos os tipos de negócios. Foto: Freepik

Quais são as vantagens do marketing de busca?

A principal vantagem do marketing de busca é a sua eficácia, visto que ele permite que as empresas direcionem seus anúncios para um público-alvo bem definido. Desse modo, elas aumentam muito as chances de conversão.

Um dos grandes benefícios dessa estratégia é a possibilidade de personalização de anúncios. Dessa forma, com as ferramentas de busca, é viável criar campanhas muito bem personalizadas, que atendam às necessidade de cada público-alvo.

Além disso, as ferramentas de busca permitem que as instituições monitorem com frequência seus anúncios e ajuste a estratégia de conteúdo de acordo com as necessidades do mercado.

A segunda vantagem é a chance de medir e analisar resultados. Com esse tipo de marketing, as empresas podem medir o desempenho de suas campanhas, analisar o número de cliques, visitas ao site, entre outras métricas.

O marketing de busca ajuda a atrair a sua persona. Foto: rawpixel.com

O que são ferramentas de marketing de busca?

As ferramentas de marketing de busca podem ser divididas em dois tipos, o SEO e o SEM. A primeira, consiste em otimização de mecanismos de busca. Já a segunda diz respeito ao marketing de busca pago.

O SEO é vital para que a página da sua empresa esteja entre as primeiras opções da busca orgânica. Desse modo, suas chances de um cliente potencial entrar no seu site aumentam. Dentre as principais técnicas de SEO, é possível citar:

  • palavras-chave;
  • conteúdo de qualidade;
  • link building;
  • títulos, descrições e tags.

Palavras-chaves

As palavras-chave são os termos que a sua persona usa para buscar produtos e serviços na internet. Por isso, a escolha correta delas é crucial para que o seu site seja encontrado nos mecanismos de buscas.

Conteúdo de qualidade

O conteúdo de qualidade é um fator essencial para o SEO. Por isso, é importante que seu site tenha conteúdo relevante, informativo e atualizado. Assim, fica mais fácil as pessoas encontrarem a sua empresa e confiarem nos seus produtos e serviços.

Link building

Ele consiste em criar links para o seu site ou blog em outros sites. Dessa forma, é possível aumentar a visibilidade do seu negócio na internet. Então, você pode criar links por meio de parcerias em blogs, redes sociais, entre outras formas.

Títulos, descrições e tags

Eles também são fatores essenciais de SEO. Por isso, é de suma importância que esses elementos sejam claros e coerentes com o conteúdo da página.

Por que vale a pena investir no marketing de busca?

O marketing de busca é uma técnica muito flexível e adaptável às exigências e objetivos de cada empresa. Com as ferramentas de busca, é possível mudar o foco das campanhas de forma rápida, e ajustá-las de acordo com as necessidades e gostos do mercado.

Assim, as empresas conseguem aumentar a conversão de vendas, além de se manterem atualizadas e competitivas em um cenário econômico cada vez mais dinâmico.

Imagem disponível em Freepik.

Publicado por

Fábio G. Silva

Formado em Business Marketing pela Ohio University, Inovação e Gestão de Projetos pela ISCTE (Lisboa), Gestor de Pessoas pela PUC Minas, Especialista em Desenvolvimento Web pela PUC Minas e Produtor Multimídia pela UniBH. Atua como Consultor de Marketing Digital em empresas privadas de diversos segmentos e portes. Também aproveita o tempo livre fotografando pessoas e paisagens enquanto viaja o mundo e pratica esportes radicais. Fundador da Tricks (Guia Radical) e Digitow e blogueiro no CV do Fábio.

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