O Marketing Político é um conjunto de ações com o intuito de construir uma imagem positiva em torno de um projeto, campanha, organização, ou até mesmo agente público. Saiba mais sobre o que está permitido ou não usar de acordo com a Resolução 23.610.
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E então, o que é Marketing Político?
As estratégias possuem pelo menos dois objetivos. Em primeiro lugar, pode ser para eleger um candidato ou ainda, para aumentar a popularidade de um que já foi eleito.
Independente do propósito inicial, no final das contas as estratégias possuem o intuito de não apenas conquistar o respeito dos eleitores, mas também atrair a opinião do público a favor do candidato.
Qual é a diferença entre marketing político e eleitoral?
O Marketing eleitoral consiste em uma série de estratégias com o intuito de converter em votos. Além disso, ele acontece em maior intensidade no período eleitoral.
Já o político vai além das eleições, pois tem o objetivo de construir uma imagem que pensa no longo prazo.
Qual é a sua importância?
Como o interesse e a memória da população do país ainda não estão tão presentes na política, as ações de marketing são necessárias para com que os pré-candidatos, bem como aqueles já eleitos, se comuniquem com os eleitores.
Esse canal é essencial para que a população entenda as intenções e propostas nas próximas eleições, por isso ele deve ser mantido aberto após o período eleitoral. Ou seja, o Marketing Político é muito importante para informar o público.
Foto: Marketing Político é um conjunto de estratégias para gerar autoridade para o candidato.
O que se pode fazer em Marketing Político?
Em um ano de eleições, surge a dúvida de quais estratégias são legais na hora de implantar o Marketing Político. Ele é o meio para o pré-candidato construir sua imagem com o objetivo de vencer a eleição.
Antes do início oficial da campanha eleitoral, que será em agosto, há algumas ações que os candidatos podem tomar. Confira algumas delas:
- Declaração de pré-candidatura;
- Criar perfis em redes sociais;
- Postar conteúdos políticos em suas redes;
- Patrocinar posts.
Exemplos de estratégias
Há algumas práticas no marketing político que ajudam a reforçar a imagem do candidato na mente dos eleitores. Confira algumas delas:
Criar uma marca política
Ter uma marca bem definida, assim como para empresas, faz diferença para consolidar a imagem tanto de agente público ou candidato.
Construção de uma comunidade
Ao se aproximar dos eleitores, em principal, por meio das redes sociais, os candidatos conseguem promover debates junto à sua base eleitoral.
Marketing de conteúdo
Esta estratégia é muito importante para gerar valor para o público. Afinal, pode ser um excelente meio para educar e aumentar a consciência do eleitorado sobre a importância da política.
O que não se pode fazer?
Antes de começar a campanha eleitoral não é permitido pedir votos, tampouco divulgar números nas redes sociais pelo menos 45 dias antes da votação.
Não é permitido fazer propaganda eleitoral paga na internet, apenas impulsionar conteúdo orgânico. No entanto, é importante lembrar que ele precisa ser identificado de forma clara. Além disso, não pode ser estimulado por apoiadores.
Outro cuidado é com os gastos no período pré-eleitoral, onde não acontece a prestação de contas. Excesso de gastos podem configurar uso de caixa 2 e levar à cassação do mandato.
A norma também proíbe a contratação de pessoas, tanto físicas, quanto jurídicas façam publicações políticas-eleitorais em suas páginas na internet ou redes sociais.
Disparo de mensagens
De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), apenas pessoas que se inscreveram de forma voluntária podem receber mensagens.
Vale lembrar, que os meios para remover o cadastro precisam ser simples de identificar, para aqueles que querem deixar de receber as informações.
Cuidado com os detalhes
A norma proíbe tanto telemarketing, quanto disparo em massa de conteúdo por meio de sms, sem consentimento. Com o objetivo de evitar multas e cassações, é importante checar as alterações das regras, por meio da Justiça Eleitoral.
Foto: Campaign Creators em Unsplash